Evolução biológica como elemento integrador no ensino de ciências: análise de uma coleção de livros didáticos para o ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Evolução biológica como elemento integrador no ensino de ciências: análise de uma coleção de livros didáticos para o ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodrigues, Larissa Zancan
dc.contributor.author Soares, Maycon da Silva
dc.date.accessioned 2020-08-14T13:39:44Z
dc.date.available 2020-08-14T13:39:44Z
dc.date.issued 2020-07-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210153
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Diante de questionamentos que carrego desde minha escolarização básica até a conclusão de meu curso de licenciatura, busquei, mediante o desenvolvimento deste trabalho, analisar como a evolução biológica se apresenta em livros didáticos de Ciências. Para atingir esse objetivo, realizei uma pesquisa qualitativa, em que, inicialmente, identifiquei a coleção de livros mais utilizada, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2017), pela rede pública municipal de ensino de Florianópolis/SC. Em um primeiro momento, realizei a leitura transversal de todos livros da coleção, caracterizando-a e destacando os trechos em que temas relacionados com evolução biológica eram explicitados. A partir disso, analisei tais trechos mediante critérios elaborados tanto a priori quanto a posteriori, os quais versam sobre a presença do tema evolução biológica na estruturação da coleção e nos objetivos de ensino atribuídos pelos autores, a articulação do tema evolução biológica com aspectos ligados à história da ciência e as perspectivas trazidas para ensino de temas de evolução biológica. Tais elementos de análise contribuíram para que pudesse discutir se a evolução biológica consiste como eixo central da coleção. Ao final da investigação, percebi que isso não ocorre, já que a maior parte dos trechos identificados se encontram no volume do 7º ano em seções bem delimitadas, compondo a Unidade 2. Relaciono isso ao fato de que a disciplina escolar de Ciências não apresenta apenas temas ligados às Ciências Biológicas, mas também aos campos de conhecimento da Física, Química e Geociências. Ainda sobre a coleção, é importante destacar que são apresentados, principalmente na discussão sobre a seleção natural, elementos da história da construção do pensamento evolucionista, que a abordagem dada para o tema de especiação é feita a partir de exemplos do cotidiano e que, para a compreensão da noção de ancestralidade, faz-se o interessante uso de filogenias. Percebo que a apresentação da evolução biológica na coleção promove a reflexão do papel ecológico do ser humano na natureza, o que contribui com o processo de alfabetização científica e tecnológica dos estudantes. Destaco, ainda, que nesta pesquisa estabeleceram-se alguns critérios para a análise da evolução biológica em livros didáticos, mas que ainda é necessário mais aprofundamento, por parte da área de pesquisa no ensino de Ciências, sobre como essa pode ser ensinada, especificamente, no Ensino Fundamental e como esse tema pode ser articulado com outros durante todo o processo de escolarização dos estudantes. pt_BR
dc.format.extent 80 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Evolução biológica pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.title Evolução biológica como elemento integrador no ensino de ciências: análise de uma coleção de livros didáticos para o ensino fundamental pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Gramowski, Vilmarise Bobato


Files in this item

Files Size Format View
TCC.pdf 2.431Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar