Construção de recursos didáticos para a abordagem da História da Ciência na educação básica
Author:
Pinheiro, Eduarda Boing
Abstract:
O presente projeto cumpriu o objetivo principal de produzir recursos didáticos que permitam a abordagem da História da Ciência no ensino de Química, no contexto da educação básica. Para isso, realizou-se uma análise documental acerca de diferentes cientistas e suas contribuições ao longo da história, como forma de embasamento para a elaboração de recursos didáticos que permitam a abordagem da ciência como uma construção humana. A pesquisa tem como referencial teórico as discussões que permeiam a interface entre História da Ciência e ensino e mais especificamente, os referenciais que discutem acerca de jogos didáticos e estudo de caso no âmbito da educação básica. Para entender melhor o contexto da História da Ciência enunciada em jogos didáticos, delineou-se uma pesquisa do tipo estado da arte, a qual evidenciou o baixo número de trabalhos publicados, bem como a ausência de jogos que retratam a vida e a pesquisa de Marie Curie. Assim, desenvolveu-se um jogo sobre a cientista, inspirado no Jogo da Vida da companhia Estrela. Foram construídos também sete estudos de caso, referentes aos cientistas Fritz Haber, Galvani, Lavoisier, Lise Meitner, Yvonne Mascarenhas e Alice Ball. Os estudos de caso tratam da biografia e pesquisa dos cientistas destacados, com o compromisso de trabalhar a visão de ciência e de cientista. Por fim, almeja-se divulgar e disponibilizar os recursos elaborados para os licenciandos do curso de química nas diferentes disciplinas do âmbito do ensino de química e professores de Química da educação básica de Blumenau e demais interessados. Esta etapa não foi realizada durante a ocorrência do projeto devido ao isolamento social necessário ao combate do COVID-19.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação