Avaliação neuropsicológica infantil: Desenvolvimento de Teoria da Mente no Ensino Fundamental I - integrante de Avaliação neuropsicológica infantil: propriedades psicométricas de instrumentos de habilidades acadêmicas e cognitivas no curso do Ensino Fundamental I

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Avaliação neuropsicológica infantil: Desenvolvimento de Teoria da Mente no Ensino Fundamental I - integrante de Avaliação neuropsicológica infantil: propriedades psicométricas de instrumentos de habilidades acadêmicas e cognitivas no curso do Ensino Fundamental I

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Title: Avaliação neuropsicológica infantil: Desenvolvimento de Teoria da Mente no Ensino Fundamental I - integrante de Avaliação neuropsicológica infantil: propriedades psicométricas de instrumentos de habilidades acadêmicas e cognitivas no curso do Ensino Fundamental I
Author: Silva, Lais Daniela Passig da
Abstract: Teoria da Mente (ToM) é uma habilidade cognitiva que permite ao indivíduo atribuir pensamentos, sentimentos, crenças, desejos e intenções a si e aos outros. Estudos têm evidenciado sua contribuição para as interações sociais do indivíduo, sobretudo ao longo da infância. Este estudo tem por objetivo investigar o desenvolvimento de ToM em crianças ao longo do Ensino Fundamental I e sua relação com comportamento. Participaram das avaliações 102 crianças, alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (idades entre 6 e 11 anos) de uma escola pública. Utilizou-se como instrumentos: Questionário de Identificação e de Classificação socioeconômica (Qid-ABEP), o Teste de Teoria da Mente para crianças (TMEC), A Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC) e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). O Qid-ABEP foi respondido pelos pais; já o SDQ foi respondido pelos pais e pelos professores das crianças. Houve efeito do nível escolar e da idade sobre o desempenho no TMEC. Crianças nos anos iniciais ou mais novas no geral tiveram desempenho inferior. No entanto, a partir dos 9 até os 11 anos os dados sugerem um desenvolvimento mais lento da ToM. Meninas obtiveram melhor desempenho. Melhores habilidade de ToM relacionaram-se a menos problemas de comportamento das crianças, porém apenas quando consideradas as repostas dos pais ao SDQ. Com base nos desempenhos ao longo das faixas etárias foram calculados percentis. Por fim, análise da proporção de acertos a cada item identificou um continuum dos mais fáceis (fantasia/fingimento) aos mais difíceis (emoções invertidas). O estudo possibilitou ampliar o conhecimento sobre desenvolvimento de ToM e sua relação com comportamento em crianças de 6 a 10-11 anos de idade. Sendo essa habilidade importante ao desenvolvimento social, sua avaliação na infância torna-se fundamental.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210017
Date: 2020-08-06


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