Avaliação neuropsicológica infantil: Desenvolvimento de Teoria da Mente no Ensino Fundamental I - integrante de Avaliação neuropsicológica infantil: propriedades psicométricas de instrumentos de habilidades acadêmicas e cognitivas no curso do Ensino Fundamental I
Avaliação neuropsicológica infantil: Desenvolvimento de Teoria da Mente no Ensino Fundamental I - integrante de Avaliação neuropsicológica infantil: propriedades psicométricas de instrumentos de habilidades acadêmicas e cognitivas no curso do Ensino Fundamental I
Avaliação neuropsicológica infantil: Desenvolvimento de Teoria da Mente no Ensino Fundamental I - integrante de Avaliação neuropsicológica infantil: propriedades psicométricas de instrumentos de habilidades acadêmicas e cognitivas no curso do Ensino Fundamental I
Author:
Silva, Lais Daniela Passig da
Abstract:
Teoria da Mente (ToM) é uma habilidade cognitiva que permite ao indivíduo atribuir
pensamentos, sentimentos, crenças, desejos e intenções a si e aos outros. Estudos têm
evidenciado sua contribuição para as interações sociais do indivíduo, sobretudo ao longo da
infância. Este estudo tem por objetivo investigar o desenvolvimento de ToM em crianças ao
longo do Ensino Fundamental I e sua relação com comportamento. Participaram das
avaliações 102 crianças, alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (idades entre 6 e 11
anos) de uma escola pública. Utilizou-se como instrumentos: Questionário de Identificação
e de Classificação socioeconômica (Qid-ABEP), o Teste de Teoria da Mente para crianças
(TMEC), A Escala de Maturidade Mental Colúmbia (EMMC) e o Questionário de
Capacidades e Dificuldades (SDQ). O Qid-ABEP foi respondido pelos pais; já o SDQ foi
respondido pelos pais e pelos professores das crianças. Houve efeito do nível escolar e da
idade sobre o desempenho no TMEC. Crianças nos anos iniciais ou mais novas no geral
tiveram desempenho inferior. No entanto, a partir dos 9 até os 11 anos os dados sugerem
um desenvolvimento mais lento da ToM. Meninas obtiveram melhor desempenho.
Melhores habilidade de ToM relacionaram-se a menos problemas de comportamento das
crianças, porém apenas quando consideradas as repostas dos pais ao SDQ. Com base nos
desempenhos ao longo das faixas etárias foram calculados percentis. Por fim, análise da
proporção de acertos a cada item identificou um continuum dos mais fáceis
(fantasia/fingimento) aos mais difíceis (emoções invertidas). O estudo possibilitou ampliar
o conhecimento sobre desenvolvimento de ToM e sua relação com comportamento em
crianças de 6 a 10-11 anos de idade. Sendo essa habilidade importante ao desenvolvimento
social, sua avaliação na infância torna-se fundamental.
Description:
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia.