Saberes em transformação na Matemática Moderna: os cadernos escolares de alunos do ensino primário (1960-1969)

DSpace Repository

A- A A+

Saberes em transformação na Matemática Moderna: os cadernos escolares de alunos do ensino primário (1960-1969)

Show simple item record

dc.contributor.author Godoi, Anieli Joana de
dc.contributor.author Costa, David Antonio da
dc.date.accessioned 2020-05-23T21:08:01Z
dc.date.available 2020-05-23T21:08:01Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation GODOI, A. J. G.; COSTA, D. A.. SABERES EM TRANSFORMAÇÃO NA MATEMÁTICA MODERNA: os cadernos escolares de alunos do ensino primário (1960-1969). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 98-116, 2020 pt_BR
dc.identifier.issn 2447-6447
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208710
dc.description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/301 pt_BR
dc.description.abstract O Movimento da Matemática Moderna (MMM) chegou ao Brasil em meados de 1960, trazendo mudanças para o ensino de matemática. Com isso, este texto tem como objetivo identificar os vestígios da apropriação do MMM no ensino de Aritmética, especificamente do conceito de número e das operações aritméticas, vista em cadernos escolares de alunos do ensino primário brasileiro, no período que compreende os anos de 1960 a 1969. Foram utilizados como referencial teórico metodológico os trabalhos de Viñao (2008), Peres (2017), Gvirtz e Larrondo (2008); e Mignot (2008) acerca dos cadernos escolares de alunos como fonte de pesquisa. Tomaram-se como fontes privilegiadas 25 cadernos escolares de Aritmética de alunos do 1º ano do ensino primário brasileiro, analisados por Godoi (2020). Ao longo do período considerado, os documentos revelam indícios do ensino do conceito de número/operações, inicialmente baseado nos princípios da Escola Nova e do ensino intuitivo. Gradativamente foram apropriadas novas abordagens relacionadas ao MMM, isto é, o ensino destes conceitos apoiado e sustentado pelos conjuntos numéricos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Cadernos escolares pt_BR
dc.subject Números pt_BR
dc.subject Operações Aritméticas pt_BR
dc.subject Movimento da Matemática Moderna pt_BR
dc.title Saberes em transformação na Matemática Moderna: os cadernos escolares de alunos do ensino primário (1960-1969) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
SABERES EM TRAN ... o primário (1960-1969).pdf 2.143Mb PDF View/Open Artigo revista HISTEMAT

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar