Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio

DSpace Repository

A- A A+

Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio

Show simple item record

dc.contributor.author Neves, Késia Caroline Ramires
dc.date.accessioned 2020-04-07T15:10:23Z
dc.date.available 2020-04-07T15:10:23Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation NEVES, K. C. R. . Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio. RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO, v. 5, p. e019031-16, 2019 pt_BR
dc.identifier.issn 2447-746X
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208121
dc.description Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9862 pt_BR
dc.description.abstract A discussão deste trabalho está pautada em indícios encontrados no manual preparatório para os exames de admissão ao ginásio, o Admissão ao Ginásio, uma produção de 1953 de autoras do Rio Grande do Sul. A investigação procurou identificar elementos que informassem sobre os saberes escolares exigidos nas provas e sobre os saberes voltados aos professores para ensinar a matemática dos exames. Ao abordar essa questão, o trabalho retratou a intenção das autoras em não somente preparar os alunos para a realização dos exames, mas também de informá-los sobre os aspectos culturais, sociais e de crescimento econômico do país, bem como nortear o ensino dos professores, também manuseadores do manual, com subsídios que fossem além dos saberes disciplinares. Assim, foram identificados alguns tipos de recursos para ensinar aquilo que seria exigido nas provas dos exames, foram verificados quais saberes foram priorizados para o ingresso no ensino secundário, como também foi observada a importância com que as autoras tratavam alguns desses saberes para abordar os problemas sugeridos ao fim das seções do livro. Portanto, esperamos que o trabalho possa colaborar com a história da educação sul-rio-grandense e ainda com a história da educação matemática do Brasil. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo pt_BR
dc.subject Manuais preparatórios pt_BR
dc.subject Exames de admissão ao ginásio pt_BR
dc.subject Saberes escolares pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject História da Matemática escolar pt_BR
dc.title Saberes propostos em manuais de preparação aos exames de admissão: o caso do Admissão ao Ginásio pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
SABERES PROPOST ... AOS EXAMES DE ADMISSÃO.pdf 737.1Kb PDF View/Open Artigo revista RIDPHE_R

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar