Title: | Framework conceitual de elementos da mídia digital MOOC: tecnologia pedagógica com ênfase em videoaula |
Author: | Lopes, Luciana Dornbusch |
Abstract: |
Este é um estudo dos cursos abertos online (Massive Open Online Course- MOOC) no processo de ensino-aprendizagem da modelagem de vestuário. A caracterização desta pesquisa foi de abordagem qualitativa do problema e natureza aplicada do conhecimento investigado e sistematizado na constituição de um framework conceitual. As etapas de pesquisa se deram por investigação exploratória, descritiva, aplicada e de campo, com procedimentos técnicos metodológicos de pesquisa em fontes bibliográficas e documentais. O objetivo inicial foi organizar graficamente os recursos didático-tecnológicos da mídia digital massiva e aberta (MOOC), para serem aplicados no ensino-aprendizagem de modelagem de vestuário. Após a identificação e a planificação gráfica dos recursos didático-tecnológicos, houve a percepção das videoaulas, como os recursos mediadores mais completos e recorrentes no ensino-aprendizagem da modelagem de peças básicas de vestuário. Observou-se que os audiovisuais são recursos multimídia didaticamente eficientes, que podem ser postados na plataforma MOOC e assistidos por meio do acesso à rede digital Internet. Isso definiu a continuidade da pesquisa de doutoramento, sendo essa principalmente dedicada à indicação de elementos e aspectos da linguagem audiovisual, que foram considerados relevantes na produção de videoaulas. Para tanto, considerou-se também a necessidade de descrever e estudar os recursos de linguagem das videoaulas. Para cumprimento do objetivo geral de propor um framework conceitual da mídia digital MOOC, com ênfase nas videoaulas, como recursos audiovisuais dinâmicos mais completos e recorrentes, o desenvolvimento do estudo, foi realizado pelas seguintes etapas de pesquisa: (1) primeiramente, houve estudos exploratórios nas bases de dados digitais Scopus, Web of Knowledge e ERIC, para identificar e selecionar fontes e conceitos relacionados com ensino-aprendizagem de modelagem de vestuário em MOOCs; (2) em seguida, houve estudos teóricos continuados e também pesquisas a partir da ferramenta de busca Google, para identificar e selecionar fontes de pesquisa, incluindo exemplos práticos e abertos de ensino-aprendizagem de modelagem de vestuário online; (3) houve a observação detalhada do curso Bare Fashion MOOC, na plataforma digital The Fold; (4) foram também identificados e selecionados tutoriais e videoaulas a distância e de livre acesso, na plataforma digital Youtube e feitas observações e descrições de videoaulas, como o recurso mais completo e recorrente nos processos de ensino-aprendizagem da modelagem de vestuário. Como resultados do estudo, os elementos e aspectos identificados foram organizados de maneira gráfica e hierárquica, compondo o framework conceitual, com três dimensões ou elementos básicos e seus subitens: (I) Comunicação Didática; (II) Mídia Massiva , e (III) Educação Aberta . Também foram indicadas as articulações entre essas dimensões, caracterizando os elementos articulados: (A) Projeto Pedagógico ; (B) Conteúdos e Práticas Pedagógicas , e (C) Recursos Tecnológicos , acrescidos de detalhamento dos subitens dos audiovisuais. No estudo foram produzidas quatro pranchas gráficas: (1) a primeira com itens e subitens das dimensões ou dos elementos básicos; (2) a segunda com os itens e subitens das articulações ou dos elementos articulados; (3) a terceira prancha apresenta a estrutura geral do framework conceitual, e (4) a quarta enfatiza os elementos e aspectos das videoaulas, sendo que, no seu todo, o framework foi concebido considerando-se a plataforma MOOC-institucional TIM Tec. Abstract: The present study focuses on open online courses (Massive Open Online Course-MOOC) in the teaching and learning process of sewing patterns. This research can be characterized as applying a qualitative approach to the problem and the applied nature of the knowledge under investigation, leading to the systematization of a conceptual framework. The following steps were taken in the research: exploratory, descriptive, applied field investigation, with technical methodological research procedures in bibliographical and documental sources. The initial objective was to graphically organize the educational-technological digital media MOOC resources applied in the teaching of sewing patterns. After the identification and graphical planification of the resources, there was the perception of video lesson, as mediating, more complete, recurrent resources in the teaching of creating basic sewing patterns. It has been observed that the audiovisual resources are efficient and can be posted to MOOC platforms and watched online. This defined the continuity of the doctoral research, primarily dedicated to indicating the elements and aspects of audiovisual language that were considered relevant in producing the video lessons. To do so, the need to describe and study the language resources of the video lessons has been considered. In order to fulfill the main objective of proposing a conceptual framework of digital media MOOC, emphasizing video lessons, with more dynamic, complete, and recurrent audiovisual resources, the development of the study was conducted by the following steps: (1) firstly, exploratory studies were conducted in the digital databases Scopus, Web of Knowledge, and ERIC, in order to identify and select sources and concepts related to teaching sewing patterns in MOOCs; (2), then, continuous theoretical studies were conducted, as well as research using Google, to identify and select research sources, including practical and open examples of teaching sewing patterns online; (3) the online course Bare Fashion, in the digital platform The Fold, was carefully observed; (4) open video lessons and tutorials on YouTube were also identified and selected, and observations and descriptions were made about the video lessons as the most complete and recurrent resource in the teaching of sewing patterns. As a result of the study, the elements and aspects identified were organized in a graphic and hierarchical fashion, composing the conceptual framework, with three dimensions or basic elements and its subitems: (I) \"Didactic communication\"; (II) \"Massive Media\", and (III) \"Open Education\". Articulations between these dimensions were also indicated, characterizing such elements: (A) \"Pedagogical Project\"; (B) Content and Pedagogical Practices; and (C) \" Technological Resources\", alongside further details on audiovisual subitems. Four graphic sheets were produced in the present study: (1) the first one with the items and subitems of the dimensions or basic elements; (2) the second one with the items and subitems of the articulations of the articulated elements; (3) the third sheet presents the general structure of the conceptual framework, and (4) the fourth one emphasizes the elements and aspects of the video lessons so that, as a whole, the framework was conceived taking into account the MOOC-institucional TIM Tec platform. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208066 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEGC0600-T.pdf | 7.734Mb |
View/ |