Title: | Os gêneros do discurso em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II: em torno das atividades de produção textual |
Author: | Dourado, Luana Andrade Dalmolin |
Abstract: |
Nesta dissertação, temos por objetivo analisar como os gêneros do discurso são intercalados dialogicamente nas atividades de produção de texto em livros didáticos (LD) de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental II. Para isso, analisamos as atividades de produção de texto de três coleções de LD os que obtiveram maior escolha nas escolas do município de Gramado/RS. Nosso referencial teórico está fundamentado nos escritos do Círculo de Bakhtin, no que diz respeito aos gêneros do discurso, às relações dialógicas da linguagem e à intercalação de gêneros. À luz das discussões de Geraldi (2012; 2013; 2015), discutimos sobre produção de texto na escola. No capítulo seguinte, abordamos de que forma os gêneros do discurso se intercalam nas atividades de produção de texto dos LD, tendo os Parâmetros Curriculares Nacionais como documento rege o trabalho com Língua Portuguesa e a publicação de LD no período analisado. Na sequência, analisamos se as propostas de produção de textos dos LD estão em consonância com o que o documento prevê para o ensino e, a partir disso, buscamos analisar se o foco nas atividades de produção de textos dos LD estão centrados no conteúdo temático, estilo ou composição do gênero. Apresentamos, posteriormente, as projeções semântico-axiológicas do gênero e, por fim, o discurso da tradição e o discurso da mudança que se engendra ao trabalho com o gênero do discurso como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa no Brasil. Os resultados demonstram que as atividades de produção de texto analisadas contemplam as propostas do documento para o trabalho com os gêneros do discurso. Além disso, constatamos que o maior número de atividades de produção de texto foca na composição do gênero, na sua forma de organização, seguidas do estilo e do conteúdo temático. Averiguamos que há diferentes atividades que abordam os gêneros como formas de trabalhar as estruturas textuais e atividades que não abordam as especificidades de esfera nas propostas de produção de texto. Por fim, ao fazermos um paralelo entre a tradição e a mudança, verificamos que os LD analisadas abordam atividades que conservam o discurso da tradição, enquanto outras reverberam um discurso de mudança. Abstract: In this research, we aim at analyzing how discourse genres are dialogically interleaved in activities of text production presented in textbooks of Portuguese Language in 9th grade classes. To do so, we analyzed text production activities of three collections of textbooks the ones were chosen the most at municipal schools from Gramado/RS. Our theoretical basis is based on Bakhtin Circle s writings, especially regarding to the concepts of discourse genres, dialogical relations and genre intercalation. In the light of Geraldi s work, we discuss about text production at school. In the next chapter, we discuss how the discourse genres are interleaved in text production activities in the textbooks, having the National Curricular Parameters (PCN) as a document which rules the work with Portuguese Language and the publication of textbooks in the period analyzed. In sequence, we analyzed if the proposals of text production in the textbooks are centered in thematic content, style or compositional structure of the genres. After, we present the semantical-axiological projections of the genre and, lastly, speeches of tradition and speeches of change engendered in the practices with discourse genres as teaching objects in classes of Portuguese Language in Brazil. The results show that the text production activities analyzed contemplates the proposals of the documents for the work through discourse genres. Besides, we verified that the biggest number of text production activities focus in genres compositional structure, in its organization, followed by the style and the thematical content. We verified that there are different activities which report genres as ways to teach textual structures and activities that don t refer to specificities of the sphere in the text production activities proposed. Lastly, while we make a parallel between the tradition and the change, we verified that the textbooks analyzed propose activities that preserve the speech of tradition, while others reverberate speeches of change. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206353 |
Date: | 2019 |
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PPLE0029-D.pdf | 19.73Mb |
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