Evídeo: ou da educação com imaginação na infância filosofante

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Evídeo: ou da educação com imaginação na infância filosofante

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Rocha, Eloisa Acires Candal
dc.contributor.author Silva, Leopoldo Nogueira e
dc.date.accessioned 2020-03-31T14:52:09Z
dc.date.available 2020-03-31T14:52:09Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 358945
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206157
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
dc.description.abstract Como spin-off derivada da dissertação de mestrado (PPGE/UFSC 2011), apresenta-se a tese de que é possível sair da caverna, tendo como hipótese que somente (aqueles que se transformam e se fazem como) as crianças conseguem isso. Como digressão imaginativa, tem a intuição e devaneio como método filosófico na metodologia cartográfica, desenvolvendo procedimentos em um roteiro de viagem poética imãoginada a partir dos conceitos de Imaginação de Bachelard, Einstein, e pensamentos de Ubaldi, Sagan e outros. Colocando imagens-em-ação , criando mapas sobre os lugares visitados na relação entre Educação e Imaginação na Infância, destaca o papel do Pedagogo-Capitão (Artista, Palhaço, Bobo, Louco, Coringa, Filosofantemediador ) nessa mediação e promoção dos direitos (do brincar e imaginar) da Criança-Marujo ( Filosofante ). Faz reflexões especialmente sobre a creche e escola, e a universidade, como espaço-tempo de humanização e espiritualização daquele que chega ao mundo (Infante), defendendo que o inspiremos, promovamos e protejamos para a descoberta de sua plena cidadania e cosmocidadania como ser Filosofante neste Mundo e no Cosmos.
dc.description.abstract Abstract : As a spin-off derived from the master's thesis (PPGE/UFSC 2011), it is presented the thesis that it is possible to leave the cave, with the hypothesis that only (those who become and become like) the children achieve this. As an imaginative digression, he has intuition and reverie as a philosophical method in cartographic methodology, developing procedures in a \"inhandmagined\" poetic trip script from the concepts of Imagination in Bachelard and Einstein, and thoughts of Ubaldi, Sagan and others. Placing \"images-in-action\", creating maps on the places visited in the relationship between Education and Imagination in Childhood, highlights the role of Pedagogical-Captain (Artist, Clown, Fool, Fool, Joker, \"Philosophantemediator\") in this mediation and promotion of the rights (of the play and to imagine) of the Child-Sailor (\"Philosophante\"). Make reflections about the nursery, school and the university as a space-time of humanization and spiritualization of the one who comes to the world (Infante), advocating that we inspire, promote and protect him to discover his full citizenship and cosmocity as a Philosophantical being in this World and in the Cosmos. en
dc.format.extent 483 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Imaginação (Filosofia)
dc.subject.classification Infância
dc.subject.classification Educação
dc.title Evídeo: ou da educação com imaginação na infância filosofante
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Hardt, Lúcia Schneider


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