Title: | Recursos educacionais abertos (REA) no Brasil: construção de um modelo ecossistema de REA |
Author: | Teodoroski, Rita de Cassia Clark |
Abstract: |
Para atender as expectativas da nova era e promover o acesso ao conhecimento de forma igualitária e ampla, o paradigma da educação aberta tem sido incorporado ao processo educacional, por meio da utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA). Tais recursos são materiais de ensino, cuja peculiaridade inclui a disseminação e o compartilhamento do conhecimento, permitindo, assim, que seja possível atingir um número cada vez maior de pessoas, corroborando, assim, com o emblema da democratização da educação em nível mundial. O conceito de REA ficou estabelecido a partir de 2002, mas sua expansão tem ocorrido de forma progressiva e, as atividades que, em sua gênese, não atendiam o principal requisito que caracteriza tais recursos, que é a adaptação da obra por terceiros, aos poucos têm sido adequadas. No Brasil, o avanço dos REA tem sido alavancado por esforços individuais e coletivos de profissionais que buscam ampliar o acesso à educação, especialmente para aqueles indivíduos cujos obstáculos variam desde os elementos econômicos aos geográficos. Partindo de uma visão sistêmica, o objetivo deste estudo foi propor a criação de um modelo para a descrição e explicação das ações relacionadas aos Recursos Educacionais Abertos (REA) no Brasil e dos diferentes papéis desempenhados pelos atores envolvidos e suas interrelações, a partir da perspectiva de um ecossistema. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi classificada como descritiva. Além das estratégias de investigação como a pesquisa bibliográfica e a documental, também foi feita uma averiguação sob a perspectiva dos participantes, por meio da pesquisa narrativa. A seleção dos participantes da pesquisa ocorreu em função de os mesmos atuarem nas iniciativas brasileiras disponibilizadas no projeto MIRA (Mapa de Iniciativas de Recursos Abertos). Neste projeto estão listadas 17 iniciativas brasileiras, entre as quais foram selecionados e entrevistados sete participantes de seis projetos. Para analisar os dados das entrevistas, foi utilizada a análise temática que, neste estudo, possibilitou o surgimento de três temas, cada qual com subtemas específicos e que permitiu uma visão mais ampla acerca da aplicação de REA no cotidiano dos participantes. O primeiro tema diz respeito aos desafios e barreiras para implementação da cultura de abertura. O segundo tema foi sobre público alvo e, por fim, colaboração e coprodução . Para cada um desses temas, emergiram subtemas próprios que refletem a realidade da implementação dos REA nos processos educacionais. Concebido em conformidade com o objetivo deste estudo, o modelo Ecossistema de REA teve seu fundamento não só na literatura, mas também foi alicerçado com a narrativa dos atores que participaram desta pesquisa. Na representação do referido modelo estão listadas as principais ações bem como os principais atores com seus respectivos papéis. Embora os temas surgidos a partir do relato dos entrevistados não tenham uma relação direta na estrutura do modelo Ecossistema de REA, eles fazem parte do processo de construção do mesmo, considerando a sua complexidade, interdependência e dinamismo. Por fim, em virtude dos resultados encontrados, fica evidente que tanto os achados bibliográficos quanto a narrativa dos participantes corroboraram sobre a necessidade de um maior comprometimento na aplicação destes recursos educacionais, no sentido de fortalecer o movimento da educação aberta para promover o acesso do conhecimento para todos. Para isso, é plausível propor uma reflexão acerca da perspectiva dos REA no Brasil. Por sua vez, ao pensar em educação no século XXI, é preciso ver além da inclusão de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo que a conectividade seja um forte elemento agregador de pessoas, conhecimentos e ideias, os desafios e barreiras para a implementação da cultura da abertura ainda é um processo gradativo que demanda um longo caminho a ser percorrido. Abstract : In order to achieved the new era expectations and to promote knowledge access in an equal and broad way, the open education paradigm has been incorporated into the educational process through the use of Open Educational Resources (OER). Such resources are teaching tools, whose peculiarity includes the dissemination and sharing of knowledge, allowing reaching an increased number of people, confirming the emblem of the democratization of education worldwide. The concept of OER has been established since 2002, but its expansion has taken place gradually, and activities that didn t reach the main requirement characterizing such resources, which is the adaptation of the work by third parties, it have been adequate slowly. In Brazil, the advancement of OER has been pushed by individual and collective efforts of professionals seeking to expand access in education, especially for thoseindividuals whose obstacles range from economic to geographical. Based on a systemic view, the aim of this study was to propose a model for describing and explaining the actions related to the OpenEducational Resources (OER) in Brazil and the different roles played by the actors involved and their interrelationships, based on an ecosystem perspective. This research had a qualitative approach and was classified as descriptive. In addition to research strategies such as bibliographical and documentary research, an inquiry was also made from the perspective of the participants, through narrative research. The selection of the research participants was based on the fact that they participated in the brazilian initiatives available in the MIRA (Open Resources Initiatives Map) project. In this project are listed 17 brazilian initiatives, among which were selected and interviewed seven participants from six projects. To analyze the interview data, the thematic analysis was used,which in this study allowed the emergence of three themes, each with specific subtopics and allowing a broader view of the application of OER in participants' daily lives. The first issue concerns the \"challenges and barriers\" to implementing the culture of openness. The second theme was about \"target audience\" and, finally, \"collaboration and coproduction\". For each of these themes, sub-themes emerged that reflect the reality of OER implementation in educational processes. Conceived in accordance with the aim of this study, the REA Ecosystem model was based not only on the literature, but also on the narrative of the research participants. In the model representation are listed the main actions as well as the main actors with their respective roles. Although the themes arising from the interviewees' reports do not have a direct relationship inthe structure of the REA Ecosystem model, they are part of the buildind process, considering its complexity, interdependence and dynamism. Finally, according to results, it s evident that both bibliographic findings and the narrative of participants confirmed the need for a greater commitment in the application of these educational resources, in order to strengthen the open education movement to promote access to knowledge for all. For this, it s plausible to propose a reflection aboutthe OER perspective in Brazil. In turn, to think about education in the 21st century, we must see beyond the inclusion of digital technologies in the teaching and learning process. Even if connectivity is a strong combination of people, knowledge and ideas, the challenges and barriers to implementing the culture of openness is still a gradual process that requires a long way to go. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205528 |
Date: | 2018 |
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PEGC0560-T.pdf | 5.085Mb |
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