Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec

DSpace Repository

A- A A+

Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec

Show full item record

Title: Análise da usabilidade e experiência do usuário: um estudo de caso de um curso da plataforma TIM Tec
Author: Mendes, Vanessa Nascimento
Abstract: Os MOOCs - curso online aberto e massivo, são cursos online disponibilizados de forma massiva e geralmente gratuita para usuários. Representam uma ferramenta importante para a educação. Neste caso para a democratização do ensino na educação profissional e tecnológica brasileira. Um MOOC é geralmente ofertado por meio de plataformas, e neste modo online, é a interface que assegura a interação dos usuários com os elementos do curso. Este trabalho propõe um estudo de caso sobre a usabilidade e experiência do usuário no curso UX e UI Design na plataforma MOOC TIM Tec. O objetivo dessa pesquisa é elaborar heurísticas para a análise de usabilidade e experiência do usuário na plataforma MOOC TIM Tec. A questão central da pesquisa que norteia este estudo é: Quais os aspectos de usabilidade devem ser considerados na avaliação de MOOCs?. Esta é uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva, qualitativa com análise de dados na perspectiva do método dedutivo. A técnica utilizada foi um estudo de caso. Os procedimentos foram, uma revisão da literatura para entender melhor os conceitos de usabilidade e a experiência dos usuários do MOOC. Elegeu-se o curso UX e UI Design por ser da área do estudo ofertado na plataforma TIM Tec. Neste, a interface foi avaliada por meio de um método de inspeção, para isso elaborou-se uma avaliação heurística, que foi encaminhada e conformada por especialistas da área. Os resultados indicam que através da avaliação heurística pode-se observar problemas relacionados à usabilidade que interferem na interação do usuário no MOOC TIM Tec, que podem ser da natureza do design instrucional do curso e /ou da plataforma TIM Tec. O elenco de heurísticas elaborado pode ser empregado para avaliar o design instrucional de cursos e também questões relacionadas à usabilidade de plataformas MOOC.Abstract : MOOCs - open and massive online courses, are online courses offered in a massive and generally free to users. They represent an important tool for education. In this case for the democratization of teaching in Brazilian professional and technological education. A MOOC is usually offered through platforms, and in this online mode, it is the interface that ensures the interaction of users with the elements of the course. This paper proposes a case study on usability and user experience in the UX and UI Design course in the MOOC TIM Tec platform. The purpose of this research is to elaborate heuristics for the usability and user experience analysis in the TIM Tec MOOC platform. The central question of the research that guides this study is: What aspects of usability should be considered in the evaluation of MOOCs?. This is an exploratory-descriptive, qualitative research with data analysis from the perspective of the deductive method. The technique used was a case study. The procedures were, a literature review to better understand the usability concepts and the experience of MOOC users. The course UX and UI Design was chosen because it is in the study area offered in the TIM Tec platform. In this, the interface was evaluated by means of an inspection method, for which a heuristic evaluation was elaborated, which was forwarded and conformed by specialists of the area. The results indicate that through the heuristic evaluation we can observe problems related to usability that interfere with the user interaction in the TIM Tec MOOC, which may be of the nature of the instructional design of the course and / or the TIM Tec platform. The elaborate cast of heuristics can be employed to evaluate the instructional design of courses and also issues related to the usability of MOOC platforms.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205337
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0562-D.pdf 1.271Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar