O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)
Show simple item record
dc.contributor.author |
França, Denise Medina de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Santos, Edilene Simões Costa dos |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-25T19:06:48Z |
|
dc.date.available |
2020-03-25T19:06:48Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
FRANÇA, D. M.; COSTA, E. S. . O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970). REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 27-42, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2178-7727 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5219 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto procura evidenciar os processos de produção, sistematização e objetivação de saberes matemáticos praticados pela professora Rizza de Araújo Porto em sua trajetória, buscando identificar a constituição de sua expertise nos cursos de formação de professores nos cursos Normais, em tempos da Escola Nova. Para embasar a pesquisa, coletaram-se indícios de como se constitui um expert no campo pedagógico, dada a sua representatividade em sua área de atuação, mostrando as transformações dessa noção ao longo do tempo. O texto norteia-se pelas questões: como se sucedeu sua convocação pelo Estado para solucionar um problema prático referente à formação de professores em tempos da Escola Nova? Quais os contextos de sustentação que possibilitaram a sistematização dos saberes profissionais por ela produzidos? De que maneira ocorreu a objetivação desses saberes e como eles passaram a fazer parte da formação profissional dos professores? As fontes examinadas mostram a ocorrência de processos de constituição de saberes pela professora Rizza Porto, sua sistematização e objetivação, além da importância de colocar a matemática para ensinar aritmética na rota dos saberes fundamentais no curso de formação de professores, evidenciando, assim, a sua expertise. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Acta Scientiae |
pt_BR |
dc.subject |
Expertise |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Nova |
pt_BR |
dc.title |
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar