O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)

DSpace Repository

A- A A+

O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970)

Show simple item record

dc.contributor.author França, Denise Medina de Almeida
dc.contributor.author Santos, Edilene Simões Costa dos
dc.date.accessioned 2020-03-25T19:06:48Z
dc.date.available 2020-03-25T19:06:48Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation FRANÇA, D. M.; COSTA, E. S. . O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970). REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 21, p. 27-42, 2019. pt_BR
dc.identifier.issn 2178-7727
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204961
dc.description Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5219 pt_BR
dc.description.abstract Este texto procura evidenciar os processos de produção, sistematização e objetivação de saberes matemáticos praticados pela professora Rizza de Araújo Porto em sua trajetória, buscando identificar a constituição de sua expertise nos cursos de formação de professores nos cursos Normais, em tempos da Escola Nova. Para embasar a pesquisa, coletaram-se indícios de como se constitui um expert no campo pedagógico, dada a sua representatividade em sua área de atuação, mostrando as transformações dessa noção ao longo do tempo. O texto norteia-se pelas questões: como se sucedeu sua convocação pelo Estado para solucionar um problema prático referente à formação de professores em tempos da Escola Nova? Quais os contextos de sustentação que possibilitaram a sistematização dos saberes profissionais por ela produzidos? De que maneira ocorreu a objetivação desses saberes e como eles passaram a fazer parte da formação profissional dos professores? As fontes examinadas mostram a ocorrência de processos de constituição de saberes pela professora Rizza Porto, sua sistematização e objetivação, além da importância de colocar a matemática para ensinar aritmética na rota dos saberes fundamentais no curso de formação de professores, evidenciando, assim, a sua expertise. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Acta Scientiae pt_BR
dc.subject Expertise pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Escola Nova pt_BR
dc.title O Ensino de Aritmética no Curso de Formação de Professores e a Constituição de um Expert na Sistematização desse Saber em Tempos da Escola Nova (1950-1970) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
O Ensino de Aritmética no Curso de Formação.pdf 573.9Kb PDF View/Open Artigo revista Acta Scientiae
The Teaching of ... n the Teacher Training.pdf 602.5Kb PDF View/Open Artigo revista Acta Scientiae

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar