Kyre´Ymba: guerreiro guardião do povo Guarani Mbya

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Title: Kyre´Ymba: guerreiro guardião do povo Guarani Mbya
Author: Silva, Marco Antonio Oliveira da
Abstract: Foi muito grande o meu interesse por esse Trabalho de Conclusão de Curso porque eu sempre imaginei como seria um guerreiro Guarani Mbya. Desde criança ouvia muito a história do kyre'ymba, que eram rápidos e tinham visão noturna. A história contada pelos mais velhos era muito bonita. Os mais velhos sempre contavam que para ser esse guerreiro era preciso usar vários tipos de antídotos extraídos dos animais. Além disso, eram utilizadas plantas medicinais e alimento naturais. Meu interesse em registrar essa história é para que no futuro e nos dias de hoje sempre se fortaleça a nossa existência e resistência. Para que não se perca o nosso costume e tradição. Hoje os mais velhos já não contam muito as histórias como antigamente porque o jovem de hoje não presta atenção. Não tem interesse em ouvir as histórias. Competir com o mundo não indígena é muito difícil, porque tem a televisão o rádio, o som, vídeo game, celulares e etc... Tudo isso influencia muito no modo de vida Mbya. Mesmo assim acredito que com essa história vamos mudar muita coisa porque ela traz muitos elementos bons sobre as plantas medicinais, conhecimento sobre animais e sobre alimentação saudável. A minha intenção é oferecer essa história para as escolas e as comunidades indígenas Guarani, para que eles tenham conhecimento sobre nossos ancestrais e assim buscar fortalecimento das nossas práticas antigas. Eu tenho fé que tudo vai dar certo.Kova'e tembiapo ma, ajapo yma ramo py oiko raka'e guarani mbya guigua ivare raxa va'e opamba'e py, kyre'ymba py maje oenoi raka'e opamba'e py oiko katu, yvyra re oguata, opopo, onha onha, yvyry pi voi inhakua, pytu rupi voi exapyxo, hi'arandu avi. opamba'e py tavy xeramoi kuery oipoano raka'e. yma guare rami ve'y, tujakue ve kaujo nomombe'u veima, va'eri ha'e kuery nomombe'u xe'yi, tuxa kue ko ay reve omombe'u xevai kaxo, va'eri omombe'u ava py nhaporandu porã'i ra, ha'egui opy'i re avi ha'e kuery omombe'u ra mba'emo jaikuaa xe'i va'e. Hay gui py opamba'e rei mapy Tekoa re oi, tataendy, ojekuaa va'e, kunumigue onhevaga xevai va'e, ipyva'e ha'egui ayu ryru, ha'e vypy, ha'e rami py ndojapyxakai veima ha'e gui noendu xe veima tujakue ijayu ramo. ha'e vypy xee anhaa kova'e tembiapo rê aexauka ava kyrigue pe, mba'eixa gua vepa oiko raka'e nhanembyte re, kova'e koxo reve py ogueru eta mba'e'i jaikuaa ava, moa ka'aguy, kua'aguy re Mumba kue'i ry oi régua vi, tembi'u régua ha'egui mba'eixa xaiko kuaa ava ha'evy py ha'ejavi Tekoa rupi nhembo'ea óia rupi ovae ava kova'e kaxo. Mokoi xeramoi pema aporandu kova'e kaxo régua. Pedro Vicente ha'egui Paulo Palácio, Pedro ma xondaro hae yma guive, ekoa má, tenonde pora barragem SP. Paulo má xondaro avi, ha'e má oi Agentina gui, ay má oiko mbyguaçu py. kova'e kaxo guima, eta mba'e okanhy rei má nhandereko py vaekue, jaru jevyta, xee anhaa ha'egui arovia vi kyrigue nhamombaraete ava
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204945
Date: 2020-02-12


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