História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática

DSpace Repository

A- A A+

História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática

Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.date.accessioned 2020-03-17T18:44:32Z
dc.date.available 2020-03-17T18:44:32Z
dc.date.issued 2017-09
dc.identifier.citation OLIVEIRA, M. C. A.. História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 653-665, 2017. pt_BR
dc.identifier.issn 1982-7806
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901
dc.description Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40894 pt_BR
dc.description.abstract Objetiva-se discutir o papel da História da educação matemática(HEM) na formação de professores que ensinam matemática a partir da inserção desse saber como uma disciplina em cursos de graduação e pós-graduação. Essa perspectiva disciplinar é defendida não só pela importância de tal conhecimento na formação, mas também como elemento de consolidação e fortalecimento do campo de investigação. Nesta direção pretende-se mostrar a relevância da exploração, em nível de ensino, dos conhecimentos já produzidos no domínio da pesquisa para a formação do professor que ensina matemática. Algumas questões norteadoras do texto podem ser sintetizadas em: que conhecimentos já produzidos em HEM são relevantes para a formação inicial dos professores que ensinam Matemática? Que referências bibliográficas estão disponíveis e podem ser adotadas nesses cursos? Qual o papel dos pesquisadores na perspectiva de contribuir para o estabelecimento de espaços institucionais nos cursos de formação de professores que ensinam matemática? pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Cadernos de História da Educação pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Disciplina acadêmica pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
História da edu ... que ensinam Matemática.pdf 643.1Kb PDF View/Open Artigo revista Cadernos de História da Educação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar