História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática
Show simple item record
dc.contributor.author |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-17T18:44:32Z |
|
dc.date.available |
2020-03-17T18:44:32Z |
|
dc.date.issued |
2017-09 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, M. C. A.. História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 16, p. 653-665, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1982-7806 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204901 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40894 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetiva-se discutir o papel da História da educação matemática(HEM) na formação de professores que ensinam matemática a partir da inserção desse saber como uma disciplina em cursos de graduação e pós-graduação. Essa perspectiva disciplinar é defendida não só pela importância de tal conhecimento na formação, mas também como elemento de consolidação e fortalecimento do campo de investigação. Nesta direção pretende-se mostrar a relevância da exploração, em nível de ensino, dos conhecimentos já produzidos no domínio da pesquisa para a formação do professor que ensina matemática. Algumas questões norteadoras do texto podem ser sintetizadas em: que conhecimentos já produzidos em HEM são relevantes para a formação inicial dos professores que ensinam Matemática? Que referências bibliográficas estão disponíveis e podem ser adotadas nesses cursos? Qual o papel dos pesquisadores na perspectiva de contribuir para o estabelecimento de espaços institucionais nos cursos de formação de professores que ensinam matemática? |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Cadernos de História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
História da educação matemática como disciplina na formação de professores que ensinam Matemática |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar