Möbius: um modelo para polos EaD

DSpace Repository

A- A A+

Möbius: um modelo para polos EaD

Show full item record

Title: Möbius: um modelo para polos EaD
Author: Diana, Juliana Bordinhão
Abstract: A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que vem sendo utilizada como uma forma significativa para ampliar a oportunidade de acesso ao ensino superior. Entre as boas práticas da EaD, destaca-se o Polo como ambiente de aprendizagem que concretiza a mediação pedagógica aos estudantes e, como resultado contribui com o desenvolvimento da sociedade do conhecimento. O objetivo desta pesquisa é propor um modelo teórico-conceitual para que o Polo EaD seja um ambiente de aprendizagem para a sociedade do conhecimento. Esta pesquisa está desenvolvida em uma abordagem científica, exploratória-descritiva, considerando sua natureza teórico-prática. Foi utilizado o método de análise qualiquantitativo. Os procedimentos iniciais englobaram uma busca sistemática da literatura e em documentos oficiais da área e benchmarking. Os resultados dessa análise de dados evidenciam que o Polo é uma prática da EaD que se integra à sociedade do conhecimento. A identificação da convergência entre os Polos EaD e a sociedade do conhecimento permitiu a definição das assertivas para a construção do modelo proposto ao final deste estudo. O modelo teórico-conceitual de Polo EaD como ambiente de aprendizagem para a sociedade do conhecimento visa à ampliação da participação dos Polos na formação do indivíduo e seu entorno no sentido de transcender o atendimento ao estudante e de se tornar um ambiente para integração de práticas educacionais na sociedade do conhecimento. A partir da aplicação do instrumento de conformação, permitiu-se a construção do Möbius: um modelo para Polos EaD, cuja configuração contempla a convergência e interação entre o Polo EaD e a sociedade do conhecimento. Para tal, considera-se este um ambiente potencializador da aprendizagem a partir da conexão de suas nove categorias - desenvolvimento, infraestrutura, pessoas, processos, aprendizagem, conhecimento, competências, comunicação e tecnologias. Conclui-se que este modelo reflete o Polo EaD como um ambiente potencializador da aprendizagem para a sociedade do conhecimento a partir dos elementos que os compõe.Abstract : Distance Education is a modality that has been acting in a significant way to expand the opportunity of access to higher education. Within this context, the ad hoc support e-learning Pole stands out as an example of good practice since it is a learning environment that materializes pedagogical mediation to students and, therefore, contributes to the development of the knowledge society. The aim of this research is to propose a theoretical-conceptual model so that the Distance Education Pole becomes a learning environment for the knowledge society. This research is developed in a scientific, exploratory-descriptive approach, considering its theoretical-practical nature; the qualitative and quantitative analysis method was used. The initial procedures encompassed not only a systematic search of the literature but also of official documents of the field of study and benchmarking. The results of this data analysis show that the Pole is a Distance Education practice that integrates with the knowledge society. The identification of the convergence between the Distance Education Poles and the knowledge society allowed the definition of the assertions for the construction of the model proposed at the end of this study. The theoretical-conceptual model of Distance Education Poles as a learning environment for the knowledge society aims at expanding the participation of the Poles in the educational process of the individual and its environment in order to go beyond its original scope and become an environment for the integration of educational practices in the knowledge society. From the application of the conformation instrument, the construction of the Möbius was allowed: a model for Distance Education Poles whose configuration addresses the convergence and interaction between the Distance Education Pole and the knowledge society. In order to do so, a potential learning environment through the connection of its nine categories - development, infrastructure, people, processes, learning, knowledge, skills, communication and technologies, should be considered. The conclusion reveals that this model highlights the Distance Education Pole as an environment that enhances learning for the knowledge society taking into account the elements that compose it.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204434
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0583-T.pdf 2.094Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar