A questão da variação linguística e o ensino de ciências da natureza e matemática: apontamentos iniciais

DSpace Repository

A- A A+

A questão da variação linguística e o ensino de ciências da natureza e matemática: apontamentos iniciais

Show full item record

Title: A questão da variação linguística e o ensino de ciências da natureza e matemática: apontamentos iniciais
Author: Gasperetto, Josimeri; Gasparetto, Josimeri
Abstract: Considerando-se a literatura existente no Brasil sobre a língua falada e escrita (o português), conhecimentos populares, carregados de heterogeneidade ao expor ideias e conceitos, e como pode influenciar no ensino de Ciências nas salas de aulas do Ensino Fundamental? Seja por professores que defendem que falar difícil é falar bonito ou ainda por estudantes que gostariam de colaborar, questionar e até muito provável com teses dos mais diferentes entendimentos, mas por “medo” de falar diferente, acabam se calando. Busco estudar esta temática, refletindo sobre o estudo de “expressões populares”, advindo de pessoas do campo, estão sendo investigadas o conhecimento existente nelas, pelos professores da Área de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta reflexão, pretendo ainda pesquisar se há assuntos relacionando educação e ciência (com registros populares). Sabe-se que existe, concretamente, heterogeneidade linguística, embora ainda haja gramáticos normativos que dizem ser a norma explicitada na gramática, a única forma correta para escrever e falar o português. À luz dos linguistas que trabalham com a questão da norma culta e popular, bem como a origem das principais discussões acerca do ensino em salas de aulas, busco com esse Trabalho de Conclusão de Curso instigar o olhar voltado na educação, explicitar conceitos em torno destes termos por meio da pesquisa bibliográfica e explorar por meio de pesquisas, observações e reflexões acerca das aulas (professores x estudantes x professores), uma vez que pretendo aprofundar mais esse tema em momento posterior, buscando entender ao final se é possível existir uma proposta metodológica interdisplinar, transdisciplinar e pluridisciplinar do Ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica, a partir de diferentes variações linguísticas da língua falada e escrita.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204220
Date: 2020-01-31


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 387.5Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar