A questão da variação linguística e o ensino de ciências da natureza e matemática: apontamentos iniciais
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Camillo, Juliano |
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dc.contributor.advisor |
Camillo, Juliano |
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dc.contributor.author |
Gasperetto, Josimeri |
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dc.contributor.author |
Gasparetto, Josimeri |
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dc.date.accessioned |
2020-02-17T11:25:50Z |
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dc.date.available |
2020-02-17T11:25:50Z |
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dc.date.issued |
2020-01-31 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204220 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando-se a literatura existente no Brasil sobre a língua falada e escrita (o português), conhecimentos populares, carregados de heterogeneidade ao expor ideias e conceitos, e como pode influenciar no ensino de Ciências nas salas de aulas do Ensino Fundamental? Seja por professores que defendem que falar difícil é falar bonito ou ainda por estudantes que gostariam de colaborar, questionar e até muito provável com teses dos mais diferentes entendimentos, mas por “medo” de falar diferente, acabam se calando. Busco estudar esta temática, refletindo sobre o estudo de “expressões populares”, advindo de pessoas do campo, estão sendo investigadas o conhecimento existente nelas, pelos professores da Área de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta reflexão, pretendo ainda pesquisar se há assuntos relacionando educação e ciência (com registros populares). Sabe-se que existe, concretamente, heterogeneidade linguística, embora ainda haja gramáticos normativos que dizem ser a norma explicitada na gramática, a única forma correta para escrever e falar o português. À luz dos linguistas que trabalham com a questão da norma culta e popular, bem como a origem das principais discussões acerca do ensino em salas de aulas, busco com esse Trabalho de Conclusão de Curso instigar o olhar voltado na educação, explicitar conceitos em torno destes termos por meio da pesquisa bibliográfica e explorar por meio de pesquisas, observações e reflexões acerca das aulas (professores x estudantes x professores), uma vez que pretendo aprofundar mais esse tema em momento posterior, buscando entender ao final se é possível existir uma proposta metodológica interdisplinar, transdisciplinar e pluridisciplinar do Ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica, a partir de diferentes variações linguísticas da língua falada e escrita. |
pt_BR |
dc.format.extent |
45 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Variações linguísticas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.title |
A questão da variação linguística e o ensino de ciências da natureza e matemática: apontamentos iniciais |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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