As concepções de Corpo Humano de Professoras de Ciência: a corporeidade e a constituição docente
Show full item record
Title:
|
As concepções de Corpo Humano de Professoras de Ciência: a corporeidade e a constituição docente |
Author:
|
Balconi, Tais Bernal
|
Abstract:
|
Esta pesquisa é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa
que caminhou de forma exploratória por diferentes espaços, mas que se fixou na Área de
Formação de Professoras, teve como objetivo compreender, por meio do ensino do corpo
humano, como se produzem certos saberes docentes e seus efeitos na constituição da
docência. Na busca por entender como a composição das diferentes noções de corpo
veiculadas pelo Ensino de Ciências criam marcas nas professoras partimos de uma breve
discussão sobre as noções de corpo e seus atravessamentos históricos, com ênfase no corpo
que se produziu durante a Ciência Moderna. Nos propomos, depois, a pensar o corpo dentro
do Ensino de Ciências pela forma que este tema é tratado pelas discussões existentes nesta
Área. Nos encaminhamos, por fim, ao campo de Formação de Professoras e discutimos as
concepções de corpo como condicionantes dos saberes e da constituição da docência. Como
eixo central do trabalho foram entrevistadas quatro professoras de Ciências da Rede
Municipal de Florianópolis durante o segundo semestre de 2019 na busca por entender como
vem ocorrendo o ensino deste tema - tópicos abordados em sala de aula e metodologias
utilizadas. Foram investigadas, também, as concepções de corpo humano que as docentes
possuem e propostas possíveis articulações dos saberes entre o corpo ensinado na sala de aula
e do corpo que ensina. Propomos, por fim, a possibilidade de pensar a noção de corporeidade
enquanto um saber docente. O que percebemos ao fim desta investigação é que as concepções
de corpo de algumas docentes ainda carregam diversas marcas da cultura positivista o que as
afasta, de diferentes maneiras, de uma concepção integral e sociológica do ser humano, da
corporeidade enquanto um saber docente. Por outro lado, outras docentes avançam na
superação destas marcas e se aproximam de uma concepção mais integral do corpo que
ensina e do próprio corpo. Assim como percebemos, também, certas contradições entre a
concepção de corpo que as professoras possuem e o corpo ensinado em sala de aula e
entendemos que esta condição pode ser devida à certos fatores da cultura escolar |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203307
|
Date:
|
2019-12-16 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar