As concepções de Corpo Humano de Professoras de Ciência: a corporeidade e a constituição docente

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As concepções de Corpo Humano de Professoras de Ciência: a corporeidade e a constituição docente

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rocha, André Luis Franco da
dc.contributor.author Balconi, Tais Bernal
dc.date.accessioned 2019-12-26T11:28:35Z
dc.date.available 2019-12-26T11:28:35Z
dc.date.issued 2019-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203307
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa que caminhou de forma exploratória por diferentes espaços, mas que se fixou na Área de Formação de Professoras, teve como objetivo compreender, por meio do ensino do corpo humano, como se produzem certos saberes docentes e seus efeitos na constituição da docência. Na busca por entender como a composição das diferentes noções de corpo veiculadas pelo Ensino de Ciências criam marcas nas professoras partimos de uma breve discussão sobre as noções de corpo e seus atravessamentos históricos, com ênfase no corpo que se produziu durante a Ciência Moderna. Nos propomos, depois, a pensar o corpo dentro do Ensino de Ciências pela forma que este tema é tratado pelas discussões existentes nesta Área. Nos encaminhamos, por fim, ao campo de Formação de Professoras e discutimos as concepções de corpo como condicionantes dos saberes e da constituição da docência. Como eixo central do trabalho foram entrevistadas quatro professoras de Ciências da Rede Municipal de Florianópolis durante o segundo semestre de 2019 na busca por entender como vem ocorrendo o ensino deste tema - tópicos abordados em sala de aula e metodologias utilizadas. Foram investigadas, também, as concepções de corpo humano que as docentes possuem e propostas possíveis articulações dos saberes entre o corpo ensinado na sala de aula e do corpo que ensina. Propomos, por fim, a possibilidade de pensar a noção de corporeidade enquanto um saber docente. O que percebemos ao fim desta investigação é que as concepções de corpo de algumas docentes ainda carregam diversas marcas da cultura positivista o que as afasta, de diferentes maneiras, de uma concepção integral e sociológica do ser humano, da corporeidade enquanto um saber docente. Por outro lado, outras docentes avançam na superação destas marcas e se aproximam de uma concepção mais integral do corpo que ensina e do próprio corpo. Assim como percebemos, também, certas contradições entre a concepção de corpo que as professoras possuem e o corpo ensinado em sala de aula e entendemos que esta condição pode ser devida à certos fatores da cultura escolar pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Saber docente pt_BR
dc.subject Corporeidade pt_BR
dc.subject Formação de Professoras pt_BR
dc.title As concepções de Corpo Humano de Professoras de Ciência: a corporeidade e a constituição docente pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC Tais Bernal Balconi_correções.pdf 1.349Mb PDF View/Open TCC

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