Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)

DSpace Repository

A- A A+

Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)

Show full item record

Title: Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)
Author: Rosa, Amanda Regina
Abstract: Partindo-se do pressuposto de que o jornalismo é uma forma de conhecimento que contribui para a construção social da realidade ao produzir e fazer circular sentidos, esta pesquisa tem como objeto de estudo a produção de sentidos sobre as mulheres em Claudia, uma das mais antigas revistas voltadas ao público feminino do país, datada de 1961, e que mantém, até hoje, grandes níveis de circulação. O objetivo geral da pesquisa é analisar quais sentidos sobre as mulheres são produzidos no discurso jornalístico desta revista ao longo da última década, entre os anos de 2009 e 2019. Para isso, são analisadas capas e reportagens de capa de 12 edições publicadas nesse período, buscando-se mapear as marcas discursivas que constituem sentidos sobre as mulheres e identificar se há reprodução de estereótipos sobre o gênero feminino. Também se pretende refletir sobre as mudanças no discurso jornalístico de Claudia sobre as mulheres ao longo dos dez anos em estudo. Por meio da metodologia de Análise do Discurso francesa, foram identificadas sete formações discursivas que envolvem o reforço da beleza, do consumo, do profissionalismo, da capacidade multitarefa, da maternidade, do casamento e do poder enquanto atributos relacionados às mulheres. Comparando o destaque de tais núcleos de sentidos entre 2009 e 2019, foi possível notar uma modificação no discurso da revista, com a diminuição da reprodução de estereótipos e o fortalecimento das mulheres enquanto batalhadoras. Contudo, os sentidos produzidos permanecem legitimando determinadas atribuições tradicionalmente associadas ao gênero feminino, reiterando um ideal do que é “ser mulher”.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Jornalismo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203151
Date: 2019-12-03


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_pdfa.pdf 3.148Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar