Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)

DSpace Repository

A- A A+

Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ribeiro, Daiane Bertasso
dc.contributor.author Rosa, Amanda Regina
dc.date.accessioned 2019-12-18T16:40:52Z
dc.date.available 2019-12-18T16:40:52Z
dc.date.issued 2019-12-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203151
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Jornalismo. pt_BR
dc.description.abstract Partindo-se do pressuposto de que o jornalismo é uma forma de conhecimento que contribui para a construção social da realidade ao produzir e fazer circular sentidos, esta pesquisa tem como objeto de estudo a produção de sentidos sobre as mulheres em Claudia, uma das mais antigas revistas voltadas ao público feminino do país, datada de 1961, e que mantém, até hoje, grandes níveis de circulação. O objetivo geral da pesquisa é analisar quais sentidos sobre as mulheres são produzidos no discurso jornalístico desta revista ao longo da última década, entre os anos de 2009 e 2019. Para isso, são analisadas capas e reportagens de capa de 12 edições publicadas nesse período, buscando-se mapear as marcas discursivas que constituem sentidos sobre as mulheres e identificar se há reprodução de estereótipos sobre o gênero feminino. Também se pretende refletir sobre as mudanças no discurso jornalístico de Claudia sobre as mulheres ao longo dos dez anos em estudo. Por meio da metodologia de Análise do Discurso francesa, foram identificadas sete formações discursivas que envolvem o reforço da beleza, do consumo, do profissionalismo, da capacidade multitarefa, da maternidade, do casamento e do poder enquanto atributos relacionados às mulheres. Comparando o destaque de tais núcleos de sentidos entre 2009 e 2019, foi possível notar uma modificação no discurso da revista, com a diminuição da reprodução de estereótipos e o fortalecimento das mulheres enquanto batalhadoras. Contudo, os sentidos produzidos permanecem legitimando determinadas atribuições tradicionalmente associadas ao gênero feminino, reiterando um ideal do que é “ser mulher”. pt_BR
dc.format.extent 71 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Jornalismo de revista pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Estereótipo pt_BR
dc.subject Claudia pt_BR
dc.title Quem são as mulheres em Claudia? Os sentidos no discurso da revista feminina ao longo de uma década (2009-2019) pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_pdfa.pdf 3.148Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar