Implementação da gamificação em ambiente virtual de aprendizagem não formal

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Implementação da gamificação em ambiente virtual de aprendizagem não formal

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Título: Implementação da gamificação em ambiente virtual de aprendizagem não formal
Autor: Pedro, Lucian D'avila
Resumo: Visto que a educação a distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo em uso e que entre seus problemas estão as taxas de evasão e baixo engajamento de alunos, pesquisa-se sobre o uso da gamificação no aumento do engajamento em um ambiente virtual de aprendizagem não formal, a fim de desenvolver uma ferramenta que utilize conceitos de gamificação dentro do EasyEdu, um ambiente virtual de aprendizagem não formal. Para tanto, é necessário entender a relação entre conceitos como engajamento, gamificação, ambientes virtuais de aprendizagem, bem como definir quais conceitos de games utilizar na plataforma, projetar, desenvolver e disponibilizar o software. Diante disso, foram implementados na plataforma barras de progresso, indicadores visuais de conclusão de aulas, bem como uma coleção de conquistas a serem desbloqueadas pelo aluno no decorrer de um curso. Os resultados impõe a constatação de que é de crescente importância o estudo e aplicação de técnicas para aumento do engajamento em ambientes virtuais de aprendizagem, assim como a constatação de que é de suma importância que se estudem e criem maneiras de medir o engajamento em tais ambientes.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203018
Data: 2019-11-22


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