Implementação da gamificação em ambiente virtual de aprendizagem não formal

DSpace Repository

A- A A+

Implementação da gamificação em ambiente virtual de aprendizagem não formal

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cechinel, Cristian
dc.contributor.author Pedro, Lucian D'avila
dc.date.accessioned 2019-12-16T18:29:34Z
dc.date.available 2019-12-16T18:29:34Z
dc.date.issued 2019-11-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203018
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.description.abstract Visto que a educação a distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo em uso e que entre seus problemas estão as taxas de evasão e baixo engajamento de alunos, pesquisa-se sobre o uso da gamificação no aumento do engajamento em um ambiente virtual de aprendizagem não formal, a fim de desenvolver uma ferramenta que utilize conceitos de gamificação dentro do EasyEdu, um ambiente virtual de aprendizagem não formal. Para tanto, é necessário entender a relação entre conceitos como engajamento, gamificação, ambientes virtuais de aprendizagem, bem como definir quais conceitos de games utilizar na plataforma, projetar, desenvolver e disponibilizar o software. Diante disso, foram implementados na plataforma barras de progresso, indicadores visuais de conclusão de aulas, bem como uma coleção de conquistas a serem desbloqueadas pelo aluno no decorrer de um curso. Os resultados impõe a constatação de que é de crescente importância o estudo e aplicação de técnicas para aumento do engajamento em ambientes virtuais de aprendizagem, assim como a constatação de que é de suma importância que se estudem e criem maneiras de medir o engajamento em tais ambientes. pt_BR
dc.format.extent 60 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Ambiente Virtual de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.subject Engajamento pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.title Implementação da gamificação em ambiente virtual de aprendizagem não formal pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Emanuel, Marques Queiroga


Files in this item

Files Size Format View
TCC_lucian.pdf 9.126Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar