Implementação da gamificação em ambiente virtual de aprendizagem não formal
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cechinel, Cristian |
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dc.contributor.author |
Pedro, Lucian D'avila |
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dc.date.accessioned |
2019-12-16T18:29:34Z |
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dc.date.available |
2019-12-16T18:29:34Z |
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dc.date.issued |
2019-11-22 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203018 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Visto que a educação a distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo em uso e que entre seus problemas estão as taxas de evasão e baixo engajamento de alunos, pesquisa-se sobre o uso da gamificação no aumento do engajamento em um ambiente virtual de aprendizagem não formal, a fim de desenvolver uma ferramenta que utilize conceitos de gamificação dentro do EasyEdu, um ambiente virtual de aprendizagem não formal. Para tanto, é necessário entender a relação entre conceitos como engajamento, gamificação, ambientes virtuais de aprendizagem, bem como definir quais conceitos de games utilizar na plataforma, projetar, desenvolver e disponibilizar o software. Diante disso, foram implementados na plataforma barras de progresso, indicadores visuais de conclusão de aulas, bem como uma coleção de conquistas a serem desbloqueadas pelo aluno no decorrer de um curso. Os resultados impõe a constatação de que é de crescente importância o estudo e aplicação de técnicas para aumento do engajamento em ambientes virtuais de aprendizagem, assim como a constatação de que é de suma importância que se estudem e criem maneiras de medir o engajamento em tais ambientes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
60 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente Virtual de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão |
pt_BR |
dc.subject |
Engajamento |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.title |
Implementação da gamificação em ambiente virtual de aprendizagem não formal |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Emanuel, Marques Queiroga |
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