Renderização 3D usando árvores esparsas de voxels

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Title: Renderização 3D usando árvores esparsas de voxels
Author: Müller, Gabriel
Abstract: A representação e renderização de modelos 3D em computador é feita tradicionalmente empregando polígonos, que representam uma superfície. Este trabalho apresenta uma forma de construir e visualizar modelos tridimensionais com dados volumétricos em vez de superficiais. A estrutura de dados desenvolvida armazena unidades chamadas voxels, – equivalentes 3D a pixels – dispostas em uma árvore de subdivisão espacial conhecida como octree. O armazenamento particionado poupa espaço em memória ao reduzir informações redundantes e permite executar a renderização de forma eficiente com a técnica de ray tracing. Também é mostrada uma interface intuitiva para a criação e visualização de volumes, com exemplos práticos em alguns domínios. Apesar de representar um novo método de criação e representação de objetos 3D de forma mais intuitiva, o modelo de voxels ainda tem poucas aplicações, salvo em meio acadêmico. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um renderizador eficiente, baseado em voxels, acelerado em GPU, e fácil de usar em diferentes áreas e plataformas. Para esse fim, uma aplicação visualizadora de modelos volumétricos em tempo real usando OpenGL foi desenvolvida.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202673
Date: 2019-11-27


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