Renderização 3D usando árvores esparsas de voxels

DSpace Repository

A- A A+

Renderização 3D usando árvores esparsas de voxels

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Alexandre Gonçalves da
dc.contributor.author Müller, Gabriel
dc.date.accessioned 2019-12-09T22:45:08Z
dc.date.available 2019-12-09T22:45:08Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202673
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação. pt_BR
dc.description.abstract A representação e renderização de modelos 3D em computador é feita tradicionalmente empregando polígonos, que representam uma superfície. Este trabalho apresenta uma forma de construir e visualizar modelos tridimensionais com dados volumétricos em vez de superficiais. A estrutura de dados desenvolvida armazena unidades chamadas voxels, – equivalentes 3D a pixels – dispostas em uma árvore de subdivisão espacial conhecida como octree. O armazenamento particionado poupa espaço em memória ao reduzir informações redundantes e permite executar a renderização de forma eficiente com a técnica de ray tracing. Também é mostrada uma interface intuitiva para a criação e visualização de volumes, com exemplos práticos em alguns domínios. Apesar de representar um novo método de criação e representação de objetos 3D de forma mais intuitiva, o modelo de voxels ainda tem poucas aplicações, salvo em meio acadêmico. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um renderizador eficiente, baseado em voxels, acelerado em GPU, e fácil de usar em diferentes áreas e plataformas. Para esse fim, uma aplicação visualizadora de modelos volumétricos em tempo real usando OpenGL foi desenvolvida. pt_BR
dc.format.extent 62 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Voxel pt_BR
dc.subject Octree pt_BR
dc.subject GPGPU pt_BR
dc.subject Motor gráfico pt_BR
dc.subject 3D pt_BR
dc.title Renderização 3D usando árvores esparsas de voxels pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 9.536Mb PDF View/Open
zazen-master.zip 20.28Kb Unknown View/Open Código fonte

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar