Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para Formação de Professores da Educação Básica para o Ensino de Computação
Show full item record
Title:
|
Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para Formação de Professores da Educação Básica para o Ensino de Computação |
Author:
|
Fabíola Maria, Kretzer
|
Abstract:
|
Atualmente, a computação tornou-se cada vez mais influente no dia-a-dia dos
cidadãos. Os dispositivos eletrônicos se tornaram onipresentes, ao ponto de as
pessoas não saberem mais viver sem tecnologia. Devido a essa importância, a
computação precisa ser popularizada na Educação Básica, dando aos alunos a
oportunidade de aprender competências básicas em computação. Ao proporcionar
oportunidades de aprendizado de computação na escola, se estimula os alunos a
criar, inovar e a prosperar em um ambiente de mudanças rápidas e contínuas. Essa
integração de ensino de computação eficaz na escola exige professores motivados,
dedicados e com competências computacionais, pedagógicas e tecnológicas, a fim de
ensinar computação de uma forma que realmente envolva os alunos. No entanto, a
quantidade de professores preparados não é suficiente e juntamente com a
sobrecarga no currículo escolar na Educação Básica, dificulta oferecer a
aprendizagem desse conteúdo aos alunos. Por isso, é necessário proporcionar
formação continuada na área de computação aos professores de outras áreas que
estejam atuando em sala de aula. E, mesmo existindo algumas iniciativas que visam
integrar a computação de forma interdisciplinar, muitos desses programas ainda não
ensinam aspectos pedagógicos e tecnológicos relacionados ao ensino de
computação. Neste contexto, o presente projeto visa o desenvolvimento sistemático
de uma unidade instrucional para ensinar conteúdos de computação (como algoritmos
e programação) alinhada aos currículos de referência do ACM/CSTA K-12 Computer
Science Framework e da SBC voltada aos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Também busca proporcionar aos professores competências pedagógicas e
tecnológicas. A unidade instrucional tem o intuito de ensinar competências e
habilidades de computação, por meio de atividades fechadas de programação
utilizando o Code.org, desenvolvimento de jogos para desktops, utilizando o ambiente
de programação visual Scratch e aplicativos para celulares Android, utilizando o
ambiente de programação visual App Inventor. A unidade instrucional também
pretende ensinar conhecimento pedagógico e tecnológico para os professores
entenderem como aplicar os conteúdos de computação. Os primeiros resultados de
uma aplicação indicam que a unidade instrucional pode contribuir com formação dos
professores de forma agradável e divertida. Além disso, vários professores mostraram
interesse em aprender mais sobre os assuntos envolvidos e também indicam uma
ótima experiência de aprendizado. Espera-se que os resultados obtidos no presente
trabalho proporcionem a popularização da computação no contexto da Educação
Básica, para que os cidadãos aprendam desde cedo habilidades de computação. A
longo prazo espera-se que estimule mais jovens a utilizar computação nas suas vidas
profissionais. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202658
|
Date:
|
2019-11-20 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar