Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para Formação de Professores da Educação Básica para o Ensino de Computação

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Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para Formação de Professores da Educação Básica para o Ensino de Computação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Christiane, Gresse Von Wangenheim
dc.contributor.author Fabíola Maria, Kretzer
dc.date.accessioned 2019-12-09T21:57:26Z
dc.date.available 2019-12-09T21:57:26Z
dc.date.issued 2019-11-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202658
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, a computação tornou-se cada vez mais influente no dia-a-dia dos cidadãos. Os dispositivos eletrônicos se tornaram onipresentes, ao ponto de as pessoas não saberem mais viver sem tecnologia. Devido a essa importância, a computação precisa ser popularizada na Educação Básica, dando aos alunos a oportunidade de aprender competências básicas em computação. Ao proporcionar oportunidades de aprendizado de computação na escola, se estimula os alunos a criar, inovar e a prosperar em um ambiente de mudanças rápidas e contínuas. Essa integração de ensino de computação eficaz na escola exige professores motivados, dedicados e com competências computacionais, pedagógicas e tecnológicas, a fim de ensinar computação de uma forma que realmente envolva os alunos. No entanto, a quantidade de professores preparados não é suficiente e juntamente com a sobrecarga no currículo escolar na Educação Básica, dificulta oferecer a aprendizagem desse conteúdo aos alunos. Por isso, é necessário proporcionar formação continuada na área de computação aos professores de outras áreas que estejam atuando em sala de aula. E, mesmo existindo algumas iniciativas que visam integrar a computação de forma interdisciplinar, muitos desses programas ainda não ensinam aspectos pedagógicos e tecnológicos relacionados ao ensino de computação. Neste contexto, o presente projeto visa o desenvolvimento sistemático de uma unidade instrucional para ensinar conteúdos de computação (como algoritmos e programação) alinhada aos currículos de referência do ACM/CSTA K-12 Computer Science Framework e da SBC voltada aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Também busca proporcionar aos professores competências pedagógicas e tecnológicas. A unidade instrucional tem o intuito de ensinar competências e habilidades de computação, por meio de atividades fechadas de programação utilizando o Code.org, desenvolvimento de jogos para desktops, utilizando o ambiente de programação visual Scratch e aplicativos para celulares Android, utilizando o ambiente de programação visual App Inventor. A unidade instrucional também pretende ensinar conhecimento pedagógico e tecnológico para os professores entenderem como aplicar os conteúdos de computação. Os primeiros resultados de uma aplicação indicam que a unidade instrucional pode contribuir com formação dos professores de forma agradável e divertida. Além disso, vários professores mostraram interesse em aprender mais sobre os assuntos envolvidos e também indicam uma ótima experiência de aprendizado. Espera-se que os resultados obtidos no presente trabalho proporcionem a popularização da computação no contexto da Educação Básica, para que os cidadãos aprendam desde cedo habilidades de computação. A longo prazo espera-se que estimule mais jovens a utilizar computação nas suas vidas profissionais. pt_BR
dc.format.extent 180 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject computação, programação, unidade instrucional, educação básica, ambiente de programação visual, aprendizagem, professores pt_BR
dc.title Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para Formação de Professores da Educação Básica para o Ensino de Computação pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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