O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão
Show simple item record
dc.contributor.author |
Kuhn, Thaline Thiesen |
|
dc.contributor.author |
Flores, Cláudia Regina |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-09T15:24:01Z |
|
dc.date.available |
2019-12-09T15:24:01Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202575 |
|
dc.description.abstract |
Este texto faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no campo da História da
Educação Matemática. Nessa pesquisa, discutiram-se aproximações da geometria e do desenho
nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses no período de 1910 a 1946.
Particularmente, este texto propõe-se analisar um conjunto de enunciados emergentes de
práticas sociais e históricas relacionadas ao ensino de desenho nos grupos escolares
catarinenses. Para tanto, serão considerados os programas de ensino referente ao grupo escolar,
a fim de compreender como a matéria de desenho foi se constituindo histórica e culturalmente
nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Ainda mais, há, finalmente, que
dizer que esse saber – o de desenho – esteve voltado para a educação dos sentidos e para o
desenvolvimento da observação, direcionada pelo método intuitivo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Discursos |
pt_BR |
dc.subject |
Enunciados |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses: a educação do olhar e da mão |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar