Plano de Negócio: análise da abertura de um e-commerce de barras de chocolates artesanais na Grande Florianópolis

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Plano de Negócio: análise da abertura de um e-commerce de barras de chocolates artesanais na Grande Florianópolis

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Title: Plano de Negócio: análise da abertura de um e-commerce de barras de chocolates artesanais na Grande Florianópolis
Author: Eurich, Bruna Anastácio; Caetano, Carolina Sarti de Oliveira
Abstract: O presente estudo constitui-se como Trabalho de Conclusão de Curso para a Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Administração. O setor de alimentos, possui grande importância para a população brasileira, sendo ele, o maior empregador dentro da indústria. Dentro deste setor, o ramo do chocolate, mais precisamente a produção de chocolates artesanais, vem se mostrando bastante promissora, seja para os produtores, quanto para os consumidores. Junto a isso, a tecnologia dentro do setor alimentício, permitiu às pessoas escolherem com mais facilidade o que e onde pretendem consumir. Sendo assim, com o intuito de gerar lucro e se inserir no mercado, o setor de chocolates tem chamado a atenção de muitos produtores artesanais. Portanto, o Objetivo Geral deste trabalho foi elaborar o Plano de Negócios para verificar a viabilidade de abertura de uma empresa virtual de barras de chocolates na Grande Florianópolis. Os objetivos específicos que guiaram o trabalho, foram: analisar o mercado de barras de chocolates, sob o aspecto dos consumidores e concorrentes; traçar estratégias de marketing para a empresa se inserir no mercado; estruturar o plano financeiro e por fim, avaliar a viabilidade de abertura da nova empresa na grande Florianópolis. Ao longo do estudo foram levantadas informações referente ao mercado, diferenciação em face dos concorrentes, e foi feita uma pesquisa a partir de questionário a qual orientou as ações a serem executadas pelo novo negócio a fim de atender às atuais expectativas dos clientes.The present study constitutes as Undergraduate Thesis for the Federal University of Santa Catarina in the Course of Administration. The food industry is of great importance to the Brazilian economy, being the largest employer in the Brazilian industry. Within this sector, the chocolate industry, more precisely the production of artisanal chocolates, is proving to be very promising for both the producers and the consumers. Meanwhile, technology in the foodservice industry has made it easier for people to choose what and where they want to consume. Thus, in order to profit and enter the market, the chocolate industry has caught the attention of many artisan producers. Therefore, the General Objective of this study was to elaborate a Business Plan to verify the viability of opening a virtual chocolate bar company in Florianópolis. The specific objectives that guided this study were to analyse the chocolate bar market from both the consumers and competitors aspect; to outline market entry strategies for the company; to structure the financial plan and, finally, to assess the viability of opening the new company in greater Florianópolis. Throughout the study, information regarding the market, competitive differentiation, and a survey was conducted based on a questionnaire that guided the actions to be taken by the new business owner in order to meet current customer expectations.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202324
Date: 2019-11-12


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