Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar

DSpace Repository

A- A A+

Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar

Show simple item record

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2019-12-02T21:05:07Z
dc.date.available 2019-12-02T21:05:07Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov. 2019. ISSN 1982-5153. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729>. Acesso em: 02 dez. 2019. doi:https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049
dc.description Disponível em...https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p51/41729 pt_BR
dc.description.abstract Este texto aborda o tema da matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares, hoje denominados Ensino Fundamental I. Trata do assunto considerando que, em meio ao conjunto de saberes profissionais do professor dos primeiros anos escolares, historicamente vem sendo elaborada uma matemática para ensinar articulada a uma matemática a ensinar. A matemática para ensinar revela-se como um saber profissional, uma matemática para o exercício da docência, uma ferramenta de trabalho do professor para ensinar matemática. E, se assim é, por hipótese teórica, a pergunta mobilizadora do artigo pode ser enunciada como: no uso dos programas de ensino e de manuais escolares como fontes de pesquisa, como caracterizar a matemática para ensinar? Consideram-se como aportes teórico-metodológicos os estudos sócio-históricos que vêm sendo desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa de História Social da Educação – ERHISE, da Universidade de Genebra. Na conclusão do estudo, pontuam-se elementos importantes para o desenvolvimento de pesquisas que buscam caracterizar o saber profissional do professor que ensina matemática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Saber profissional pt_BR
dc.subject Manual escolar pt_BR
dc.subject Programa de ensino pt_BR
dc.title Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
57578-243391-1-PB.pdf 3.048Mb PDF View/Open Texto Wagner Alexandria

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar