A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR
Show full item record
Title:
|
A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR |
Author:
|
KREBS, JOSIANE ROBERTA; ROCHA, MARIA APARECIDA MARQUES DA
|
Abstract:
|
Um dos desafios impostos aos gestores das Instituições de Ensino Superior é efetivar a acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais, entre elas os surdos. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi analisar como estão estruturados os processos de gestão relacionados à acessibilidade e à inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A metodologia adotada foi o estudo de caso, considerando casos múltiplos, e o levantamento de dados foi dividido em duas etapas – análise documental e entrevistas. Os principais resultados indicam o compromisso dos IFs em promover a acessibilidade e a inclusão dos estudantes surdos, no entanto, ainda são ações isoladas e pontuais. O estudo conclui que o protagonismo dos gestores é fundamental para viabilizar a acessibilidade e a inclusão desses estudantes e que os processos de gestão devem estar relacionados às etapas da institucionalização de diretrizes voltadas à acessibilidade e à inclusão, do ingresso, da permanência e da inclusão do egresso surdo no mundo do trabalho e na sociedade, sendo todas essas etapas perpassadas pelos princípios do acesso, do respeito, da formação e do compromisso social dos IFs. A partir das conclusões foram propostos novos processos de gestão que se configuram como proposta de intervenção resultante deste estudo. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201855
|
Date:
|
2019-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar