A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

Show simple item record

dc.contributor.author KREBS, JOSIANE ROBERTA
dc.contributor.author ROCHA, MARIA APARECIDA MARQUES DA
dc.date.accessioned 2019-11-26T14:01:16Z
dc.date.available 2019-11-26T14:01:16Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.isbn 978-85-68618-07-3
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201855
dc.description.abstract Um dos desafios impostos aos gestores das Instituições de Ensino Superior é efetivar a acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais, entre elas os surdos. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi analisar como estão estruturados os processos de gestão relacionados à acessibilidade e à inclusão dos estudantes surdos nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). A metodologia adotada foi o estudo de caso, considerando casos múltiplos, e o levantamento de dados foi dividido em duas etapas – análise documental e entrevistas. Os principais resultados indicam o compromisso dos IFs em promover a acessibilidade e a inclusão dos estudantes surdos, no entanto, ainda são ações isoladas e pontuais. O estudo conclui que o protagonismo dos gestores é fundamental para viabilizar a acessibilidade e a inclusão desses estudantes e que os processos de gestão devem estar relacionados às etapas da institucionalização de diretrizes voltadas à acessibilidade e à inclusão, do ingresso, da permanência e da inclusão do egresso surdo no mundo do trabalho e na sociedade, sendo todas essas etapas perpassadas pelos princípios do acesso, do respeito, da formação e do compromisso social dos IFs. A partir das conclusões foram propostos novos processos de gestão que se configuram como proposta de intervenção resultante deste estudo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title A ATUAÇÃO DO GESTOR NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE E DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00191.pdf 786.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar