ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
Show full item record
Title:
|
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL |
Author:
|
SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS; LIZOTE, SUZETE ANTONIETA; TESTON, SAYONARA DE FÁTIMA; ZAWADZKI, PATRICK
|
Abstract:
|
Os líderes estão em posições estratégicas mediando o que precisa e como deve ser feito, sendo o elo entre a organização e o indivíduo. Eles detêm a chave da eficácia organizacional. Com base nisso, este estudo tem como objetivo avaliar as associações entre o estilo de liderança predominante de professores e a avaliação docente segundo a visão dos discentes. Para tanto, estabeleceu-se o marco teórico referido a liderança, suas características e abordagens, voltado aos fatores influenciadores de resultados individuais e grupais. Com a proposta de identificar e caracterizar o estilo de liderança optou-se pelo modelo de questionário de Bass e Avolio (2004), denominado Multifactorial Leadership Questionaire® (MLQ). A pesquisa, de abordagem quantitativa e objetivo descritivo e correlacional, foi realizada com os professores e discentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A análise dos dados levantados implicou no uso de estatística descritiva, para caracterizar a amostra, e inferencial, com o emprego da análise de variância e de correlações. As hipóteses conjecturadas de que os estilos predominantes nos cursos considerados, Administração, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos, são iguais, bem como que eles se relacionam com a avaliação que os discentes fazem do labor docente foram confirmadas. Os resultados evidenciaram como estilo predominante o transformacional, seguido do transacional e por último o liberal. Por sua vez, as maiores notas no desempenho geral e de relações interpessoais dos docentes se associam com o estilo transformacional e as menores com o liberal. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811
|
Date:
|
2019-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar