ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL

DSpace Repository

A- A A+

ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL

Show simple item record

dc.contributor.author SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS
dc.contributor.author LIZOTE, SUZETE ANTONIETA
dc.contributor.author TESTON, SAYONARA DE FÁTIMA
dc.contributor.author ZAWADZKI, PATRICK
dc.date.accessioned 2019-11-26T13:06:14Z
dc.date.available 2019-11-26T13:06:14Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.isbn 978-85-68618-07-3
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811
dc.description.abstract Os líderes estão em posições estratégicas mediando o que precisa e como deve ser feito, sendo o elo entre a organização e o indivíduo. Eles detêm a chave da eficácia organizacional. Com base nisso, este estudo tem como objetivo avaliar as associações entre o estilo de liderança predominante de professores e a avaliação docente segundo a visão dos discentes. Para tanto, estabeleceu-se o marco teórico referido a liderança, suas características e abordagens, voltado aos fatores influenciadores de resultados individuais e grupais. Com a proposta de identificar e caracterizar o estilo de liderança optou-se pelo modelo de questionário de Bass e Avolio (2004), denominado Multifactorial Leadership Questionaire® (MLQ). A pesquisa, de abordagem quantitativa e objetivo descritivo e correlacional, foi realizada com os professores e discentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A análise dos dados levantados implicou no uso de estatística descritiva, para caracterizar a amostra, e inferencial, com o emprego da análise de variância e de correlações. As hipóteses conjecturadas de que os estilos predominantes nos cursos considerados, Administração, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos, são iguais, bem como que eles se relacionam com a avaliação que os discentes fazem do labor docente foram confirmadas. Os resultados evidenciaram como estilo predominante o transformacional, seguido do transacional e por último o liberal. Por sua vez, as maiores notas no desempenho geral e de relações interpessoais dos docentes se associam com o estilo transformacional e as menores com o liberal. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00140.pdf 680.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar