COMO FUNCIONAM AS UNIVERSIDADES DA TERCEIRA IDADE NO BRASIL?
Show full item record
Title:
|
COMO FUNCIONAM AS UNIVERSIDADES DA TERCEIRA IDADE NO BRASIL? |
Author:
|
SILVA, FLORA MORITZ DA; ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA
|
Abstract:
|
O artigo aborda o funcionamento das Universidades da Terceira Idade (UnTI) e a sua inter- relação com a estrutura administrativa formal das Universidades Públicas Federais (IFES) brasileiras. A pesquisa foi de multicasos. Em consulta do Sistema E-mec constatou-se haver 63 IFES e, com os filtros “terceira idade” e “idoso”, chegou-se a 36. Destas, 17 UnTIs tinham, no mínimo, 20 anos no final de 2016. Em contato por e-mail e telefone, 11 IFES- UnTIs aceitaram participar do estudo. As entrevistas foram com 11 coordenadores de UnTIs e 10 Pró-Reitores de Extensão ou Diretor de Unidade: NETI (UFSC); NIEATI (UFSM); NUTI (FURG); Pólo de Enriquecimento Cultural à Terceira Idade (UFJF); NIETI (UFPB); PIFPS- U3IA (UFAM); Projeto Maioridade Universidade Aberta para a Terceira Idade (UFMG); NEATI/UNATI (UFMT), Programa Terceira Idade (UFOP); Programa Universidade à Terceira Idade (UFSJ) e, NEEAPI/UNATI (UFES). As entrevistas foram por Skype® ou telefone, de maio a novembro de 2016. Todas as UnTIs são projetos de extensão ancorados à Pró-Reitoria de Extensão ou à Direção da Unidade, havendo restrições legais para a lotação de docentes e TAEs e, dotação orçamentária. Os entrevistados admitem a necessidade de inserção das UnTI à estrutura administrativa formal das IFES como uma política institucional. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201765
|
Date:
|
2019-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar