A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O PSYCAP DO COORDENADOR DE CURSO
Show full item record
Title:
|
A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O PSYCAP DO COORDENADOR DE CURSO |
Author:
|
SCHNECK, AURÉLIA DA LUZ; CABRAL, PATRÍCIA MARTINS FAGUNDES; VACCARO, GUILHERME LUÍS ROEHE
|
Abstract:
|
O objetivo deste artigo é analisar o Capital Psicológico (Psycap) do coordenador de curso de graduação em Administração nas Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina,/BR, sob a ótica dos docentes. A revisão da literatura incluiu tópicos como gestão universitária, os conceitos do Psycap e da liderança autêntica. A coleta de dados teve 243 respondentes do questionário PCQ (24) adaptado para a heteropercepção. Aplicou-se Análise Fatorial Confirmatória e de confiabilidade da escala para garantir a consistência da escala. Para comparar as médias do grupo, o Teste T e a ANOVA foram utilizados, com Testes Post-Hoc aplicados quando necessário. A variável gênero interferiu nos resultados da dimensão autoeficácia, ou seja, os professores atribuíram médias mais alta do que as professoras para o Psycap do coordenador. Além disso, variáveis como faixa etária, qualidade do relacionamento, tempo de docência, apresentaram respostas heterogêneas. A média atribuída ao coordenador correlaciona-se positivamente à frequência das reuniões e a qualidade do relacionamento coordenador/docente. No entanto, em relação a variável se o respondente já ocupou o cargo de coordenador anteriormente, os professores responderam de forma homogênea, ou seja, não houve diferenças significativas nas respostas dos subgrupos. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201696
|
Date:
|
2019-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar