A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O PSYCAP DO COORDENADOR DE CURSO

DSpace Repository

A- A A+

A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O PSYCAP DO COORDENADOR DE CURSO

Show simple item record

dc.contributor.author SCHNECK, AURÉLIA DA LUZ
dc.contributor.author CABRAL, PATRÍCIA MARTINS FAGUNDES
dc.contributor.author VACCARO, GUILHERME LUÍS ROEHE
dc.date.accessioned 2019-11-25T21:44:42Z
dc.date.available 2019-11-25T21:44:42Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.isbn 978-85-68618-07-3
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201696
dc.description.abstract O objetivo deste artigo é analisar o Capital Psicológico (Psycap) do coordenador de curso de graduação em Administração nas Instituições de Ensino Superior (IES) Comunitárias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina,/BR, sob a ótica dos docentes. A revisão da literatura incluiu tópicos como gestão universitária, os conceitos do Psycap e da liderança autêntica. A coleta de dados teve 243 respondentes do questionário PCQ (24) adaptado para a heteropercepção. Aplicou-se Análise Fatorial Confirmatória e de confiabilidade da escala para garantir a consistência da escala. Para comparar as médias do grupo, o Teste T e a ANOVA foram utilizados, com Testes Post-Hoc aplicados quando necessário. A variável gênero interferiu nos resultados da dimensão autoeficácia, ou seja, os professores atribuíram médias mais alta do que as professoras para o Psycap do coordenador. Além disso, variáveis como faixa etária, qualidade do relacionamento, tempo de docência, apresentaram respostas heterogêneas. A média atribuída ao coordenador correlaciona-se positivamente à frequência das reuniões e a qualidade do relacionamento coordenador/docente. No entanto, em relação a variável se o respondente já ocupou o cargo de coordenador anteriormente, os professores responderam de forma homogênea, ou seja, não houve diferenças significativas nas respostas dos subgrupos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O PSYCAP DO COORDENADOR DE CURSO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00114.pdf 952.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar