METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UM CENTRO ACADÊMICO

DSpace Repository

A- A A+

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UM CENTRO ACADÊMICO

Show full item record

Title: METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UM CENTRO ACADÊMICO
Author: FERREIRA, ELIANE DUARTE; SANTOS, NERI DOS; CAMPOS, LUÍS FERNANDO FERREIRA DE
Abstract: As metodologias ativas são método de aprendizagem com foco na participação e envolvimento dos alunos durante o processo ensino aprendizagem, e que tem como principal ideia a centralidade do aluno. Este artigo tem como objetivo geral compreender de que forma os coordenadores de curso de um centro acadêmico avaliam a utilização de metodologias ativas em sala de aula e como objetivos específicos a) realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema metodologias ativas; b) identificar quais os benefícios da utilização de metodologias na visão dos coordenadores de curso, c) verificar quais os desafios encontrados. Para que esses objetivos fossem alcançados levantou-se a pergunta de pesquisa: Como os coordenadores de curso avaliam a utilização de metodologias ativas realizadas pelos professores em sala de aula? Como resultados percebe-se que os coordenadores avaliam positivamente o uso de metodologias ativas e destacam como benefícios motivação dos alunos em aprender, desenvolvimento de uma postura mais crítica do aluno, maior interação entre os agentes de aprendizagem, empregabilidade e capacidade de desenvolvimento de tarefas em grupo e resolução de problemas. Como desafios apontou-se para adequação do método para que não seja encarado como transferência de responsabilidade no aprendizado.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201694
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00102.pdf 468.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar