METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UM CENTRO ACADÊMICO
Show simple item record
dc.contributor.author |
FERREIRA, ELIANE DUARTE |
|
dc.contributor.author |
SANTOS, NERI DOS |
|
dc.contributor.author |
CAMPOS, LUÍS FERNANDO FERREIRA DE |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-25T21:43:56Z |
|
dc.date.available |
2019-11-25T21:43:56Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-07-3 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201694 |
|
dc.description.abstract |
As metodologias ativas são método de aprendizagem com foco na participação e envolvimento dos alunos durante o processo ensino aprendizagem, e que tem como principal ideia a centralidade do aluno. Este artigo tem como objetivo geral compreender de que forma os coordenadores de curso de um centro acadêmico avaliam a utilização de metodologias ativas em sala de aula e como objetivos específicos a) realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema metodologias ativas; b) identificar quais os benefícios da utilização de metodologias na visão dos coordenadores de curso, c) verificar quais os desafios encontrados. Para que esses objetivos fossem alcançados levantou-se a pergunta de pesquisa: Como os coordenadores de curso avaliam a utilização de metodologias ativas realizadas pelos professores em sala de aula? Como resultados percebe-se que os coordenadores avaliam positivamente o uso de metodologias ativas e destacam como benefícios motivação dos alunos em aprender, desenvolvimento de uma postura mais crítica do aluno, maior interação entre os agentes de aprendizagem, empregabilidade e capacidade de desenvolvimento de tarefas em grupo e resolução de problemas. Como desafios apontou-se para adequação do método para que não seja encarado como transferência de responsabilidade no aprendizado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UM CENTRO ACADÊMICO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar