METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UM CENTRO ACADÊMICO

DSpace Repository

A- A A+

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UM CENTRO ACADÊMICO

Show simple item record

dc.contributor.author FERREIRA, ELIANE DUARTE
dc.contributor.author SANTOS, NERI DOS
dc.contributor.author CAMPOS, LUÍS FERNANDO FERREIRA DE
dc.date.accessioned 2019-11-25T21:43:56Z
dc.date.available 2019-11-25T21:43:56Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.isbn 978-85-68618-07-3
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201694
dc.description.abstract As metodologias ativas são método de aprendizagem com foco na participação e envolvimento dos alunos durante o processo ensino aprendizagem, e que tem como principal ideia a centralidade do aluno. Este artigo tem como objetivo geral compreender de que forma os coordenadores de curso de um centro acadêmico avaliam a utilização de metodologias ativas em sala de aula e como objetivos específicos a) realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema metodologias ativas; b) identificar quais os benefícios da utilização de metodologias na visão dos coordenadores de curso, c) verificar quais os desafios encontrados. Para que esses objetivos fossem alcançados levantou-se a pergunta de pesquisa: Como os coordenadores de curso avaliam a utilização de metodologias ativas realizadas pelos professores em sala de aula? Como resultados percebe-se que os coordenadores avaliam positivamente o uso de metodologias ativas e destacam como benefícios motivação dos alunos em aprender, desenvolvimento de uma postura mais crítica do aluno, maior interação entre os agentes de aprendizagem, empregabilidade e capacidade de desenvolvimento de tarefas em grupo e resolução de problemas. Como desafios apontou-se para adequação do método para que não seja encarado como transferência de responsabilidade no aprendizado. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: UMA VISÃO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UM CENTRO ACADÊMICO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00102.pdf 468.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar