INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Show full item record
Title:
|
INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Author:
|
NOGARO, ARNALDO; MOREIRA, VIVIAN MARTINEZ MENDES; SUDBRACK, EDITE MARIA; FUSSINGER, LUANA; SKZYPEK, JEFERSON POLACHINI; CAMERA, FERNANDA DALMASO
|
Abstract:
|
O artigo em pauta constitui-se de um recorte de uma investigação empírica com o objetivo de investigar se as condições, características e contextos do exercício profissional possibilitam a permanência e o desenvolvimento profissional do docente iniciante. Um dos objetivos secundários foi identificar as diferentes interfaces possíveis da universidade com o processo de inserção e desenvolvimento profissional de professores principiantes. Coletou-se dados a campo, por meio de entrevista semi estruturada junto a quinze professores da Educação Básica da rede pública e privadas de ensino de um município do Alto Uruguai Gaúcho. A análise dos dados segue a perspectiva de conteúdo e a orientação teórica a da epistemologia histórico-crítica. Os resultados sinalizam a necessidade de pensar em princípios que possam balizar a mudança na formação e no ingresso profissional do professor iniciante, com formação inicial consistente, com forte base teórica e imersão na realidade desde o início dos cursos de licenciatura em articulação com a escola; criar e desenvolver programas de inserção profissional; gestar e implementar políticas de valorização e reconhecimento profissional e pensar a formação como processo que inicia na formação inicial e se estende ao desenvolvimento profissional docente. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201687
|
Date:
|
2019-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar