INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DSpace Repository

A- A A+

INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Show full item record

Title: INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Author: NOGARO, ARNALDO; MOREIRA, VIVIAN MARTINEZ MENDES; SUDBRACK, EDITE MARIA; FUSSINGER, LUANA; SKZYPEK, JEFERSON POLACHINI; CAMERA, FERNANDA DALMASO
Abstract: O artigo em pauta constitui-se de um recorte de uma investigação empírica com o objetivo de investigar se as condições, características e contextos do exercício profissional possibilitam a permanência e o desenvolvimento profissional do docente iniciante. Um dos objetivos secundários foi identificar as diferentes interfaces possíveis da universidade com o processo de inserção e desenvolvimento profissional de professores principiantes. Coletou-se dados a campo, por meio de entrevista semi estruturada junto a quinze professores da Educação Básica da rede pública e privadas de ensino de um município do Alto Uruguai Gaúcho. A análise dos dados segue a perspectiva de conteúdo e a orientação teórica a da epistemologia histórico-crítica. Os resultados sinalizam a necessidade de pensar em princípios que possam balizar a mudança na formação e no ingresso profissional do professor iniciante, com formação inicial consistente, com forte base teórica e imersão na realidade desde o início dos cursos de licenciatura em articulação com a escola; criar e desenvolver programas de inserção profissional; gestar e implementar políticas de valorização e reconhecimento profissional e pensar a formação como processo que inicia na formação inicial e se estende ao desenvolvimento profissional docente.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201687
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00072.pdf 747.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar