INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DSpace Repository

A- A A+

INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Show simple item record

dc.contributor.author NOGARO, ARNALDO
dc.contributor.author MOREIRA, VIVIAN MARTINEZ MENDES
dc.contributor.author SUDBRACK, EDITE MARIA
dc.contributor.author FUSSINGER, LUANA
dc.contributor.author SKZYPEK, JEFERSON POLACHINI
dc.contributor.author CAMERA, FERNANDA DALMASO
dc.date.accessioned 2019-11-25T21:41:26Z
dc.date.available 2019-11-25T21:41:26Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.isbn 978-85-68618-07-3
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201687
dc.description.abstract O artigo em pauta constitui-se de um recorte de uma investigação empírica com o objetivo de investigar se as condições, características e contextos do exercício profissional possibilitam a permanência e o desenvolvimento profissional do docente iniciante. Um dos objetivos secundários foi identificar as diferentes interfaces possíveis da universidade com o processo de inserção e desenvolvimento profissional de professores principiantes. Coletou-se dados a campo, por meio de entrevista semi estruturada junto a quinze professores da Educação Básica da rede pública e privadas de ensino de um município do Alto Uruguai Gaúcho. A análise dos dados segue a perspectiva de conteúdo e a orientação teórica a da epistemologia histórico-crítica. Os resultados sinalizam a necessidade de pensar em princípios que possam balizar a mudança na formação e no ingresso profissional do professor iniciante, com formação inicial consistente, com forte base teórica e imersão na realidade desde o início dos cursos de licenciatura em articulação com a escola; criar e desenvolver programas de inserção profissional; gestar e implementar políticas de valorização e reconhecimento profissional e pensar a formação como processo que inicia na formação inicial e se estende ao desenvolvimento profissional docente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00072.pdf 747.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar