INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Show simple item record
dc.contributor.author |
NOGARO, ARNALDO |
|
dc.contributor.author |
MOREIRA, VIVIAN MARTINEZ MENDES |
|
dc.contributor.author |
SUDBRACK, EDITE MARIA |
|
dc.contributor.author |
FUSSINGER, LUANA |
|
dc.contributor.author |
SKZYPEK, JEFERSON POLACHINI |
|
dc.contributor.author |
CAMERA, FERNANDA DALMASO |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-25T21:41:26Z |
|
dc.date.available |
2019-11-25T21:41:26Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-27 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-07-3 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201687 |
|
dc.description.abstract |
O artigo em pauta constitui-se de um recorte de uma investigação empírica com o objetivo de investigar se as condições, características e contextos do exercício profissional possibilitam a permanência e o desenvolvimento profissional do docente iniciante. Um dos objetivos secundários foi identificar as diferentes interfaces possíveis da universidade com o processo de inserção e desenvolvimento profissional de professores principiantes. Coletou-se dados a campo, por meio de entrevista semi estruturada junto a quinze professores da Educação Básica da rede pública e privadas de ensino de um município do Alto Uruguai Gaúcho. A análise dos dados segue a perspectiva de conteúdo e a orientação teórica a da epistemologia histórico-crítica. Os resultados sinalizam a necessidade de pensar em princípios que possam balizar a mudança na formação e no ingresso profissional do professor iniciante, com formação inicial consistente, com forte base teórica e imersão na realidade desde o início dos cursos de licenciatura em articulação com a escola; criar e desenvolver programas de inserção profissional; gestar e implementar políticas de valorização e reconhecimento profissional e pensar a formação como processo que inicia na formação inicial e se estende ao desenvolvimento profissional docente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
INTERFACES DA UNIVERSIDADE COM A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar