Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar

Mostrar registro completo

Título: Potencialidades do uso do blog e facebook como ferramentas de auxílio no ambiente escolar
Autor: Berta, Luciane Zortéa
Resumo: Este relatório final tem por objetivo relatar a metodologia e os resultados obtidos após a aplicação do projeto “O blog e o facebook como ferramentas de interação e aprendizagem além do ambiente escolar”, realizado no Curso de Especialização em Linguagens e Educação a Distância. O projeto teve como finalidade a criação de dois ambientes virtuais, um blog e uma página no Facebook, com o intuito de colaborar com o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa. O uso do blog e do facebook se aplica à divulgação e desenvolvimento de atividades e projetos, além de trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos. Tais ambientes serviram de fonte de pesquisa, discussão e divulgação de trabalhos realizados pelos alunos da E. E. B. Professora Maura de Senna Pereira. Como o blog e o Facebook são ferramentas da web 2.0, gratuitas e de grande abrangência, a intenção foi utilizá-los para dinamizar as aulas de Língua Portuguesa. Durante a execução e analise do projeto utilizou-se a abordagem qualitativa. Palavras-chave: Ambientes virtuais. Blog. Facebook. Ensino. Aprendizagem.ABSTRACT This final report aims to report the methodology and results obtained after the application of the project "The blog and facebook as tools for interaction and learning beyond the school environment", held in the Specialization Course in Languages and Distance Education. The project aimed to create two virtual environments, a blog and a Facebook page, in order to collaborate with the teaching and learning of the Portuguese language. The use of the blog and facebook applies to the dissemination and development of activities and projects, besides bringing more dynamism to the accomplishment and presentation of works. These environments served as a source of research, discussion and dissemination of works made by students of E. E. B. Professor Maura de Senna Pereira. As the blog and Facebook are free and comprehensive web 2.0 tools, the intention was to use them to streamline Portuguese language classes. During the project execution and analysis, the qualitative approach was used. Keywords: Virtual Environments. Blog Facebook. Teaching. Learning.
Descrição: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201506
Data: 2019-08-15


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
POTENCIALIDADES ... O AMBIENTE ESCOLAR (1).pdf 1.697Mb PDF Visualizar/Abrir Relatório de especialização

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar