A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses

DSpace Repository

A- A A+

A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses

Show full item record

Title: A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses
Author: Mariot, Vinicius
Abstract: O ensino público básico transcende seu papel educativo tradicional no instante em que sua qualidade afeta de maneira diferente os educandos de acordo com sua classe social. A instituição escolar pública passou a assumir responsabilidades para além das tipicamente escolares ao incorporar papéis sociais que, se não garantidos, prejudicam o trabalho pedagógico. Além disso, a distribuição de escolas públicas por toda a cidade contém o potencial para a formação de uma rede de "articuladores urbanos" em escala de bairro (LIMA,1989), que pode atender e fortalecer comunidades como um todo. Em atenção ao papel social, político e pedagógico de uma instituição de ensino pública, bem como seu potencial de transformação em um equipamento articulador do bairro, este trabalho propõe a elaboração de novo projeto arquitetônico para a Escola Estadual Intendente José Fernandes, integrado a atividades de uso comunitário, na comunidade Capivari no distrito Ingleses, em Florianópolis/SC. A comunidade, que abrange uma área predominantemente residencial, conta com apenas uma escola de ensino básico pública e nenhuma área de lazer qualificada, apesar de ser uma das áreas mais populosas da cidade. Apresenta, ainda, uma das menores rendas per capita (abaixo de um salário mínimo), e apresenta um dos maiores índices de imigração do município, estimulado pelos períodos de alta temporada turística. A proposta é desenvolver uma escola pública que comporte atividades em período integral e que subsidie um tipo de ensino mais completo e abrangente, que incorpore o ensino formal e o complementar, que fomente a autonomia do aluno e sua formação cidadã, incluindo uma ampla gama de atividades, de cunho teórico e prático. São propostos ambientes de ensino motivadores, que valorizem o saber popular e a educação informal, aproximem a realidade política e social, e estimulem o ensino para além da instituição escolar formal, articulando a escola e a comunidade em que está inserida. Acesso aos livretos do trabalho: Livreto I - Educação, Política e Sociedade: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_1 Livreto II - Espaço e Pedagogia: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_2_62f5cf72b6a940 Livreto III - Cidade, Bairro e Escola: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_3_0c5b79fdbb5738
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653
Date: 2019-01


Files in this item

Files Size Format View
Prancha.pdf 14.68Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar