A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses

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A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sugai, Maria Inês
dc.contributor.author Mariot, Vinicius
dc.date.accessioned 2019-09-18T12:24:40Z
dc.date.available 2019-09-18T12:24:40Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200653
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura pt_BR
dc.description.abstract O ensino público básico transcende seu papel educativo tradicional no instante em que sua qualidade afeta de maneira diferente os educandos de acordo com sua classe social. A instituição escolar pública passou a assumir responsabilidades para além das tipicamente escolares ao incorporar papéis sociais que, se não garantidos, prejudicam o trabalho pedagógico. Além disso, a distribuição de escolas públicas por toda a cidade contém o potencial para a formação de uma rede de "articuladores urbanos" em escala de bairro (LIMA,1989), que pode atender e fortalecer comunidades como um todo. Em atenção ao papel social, político e pedagógico de uma instituição de ensino pública, bem como seu potencial de transformação em um equipamento articulador do bairro, este trabalho propõe a elaboração de novo projeto arquitetônico para a Escola Estadual Intendente José Fernandes, integrado a atividades de uso comunitário, na comunidade Capivari no distrito Ingleses, em Florianópolis/SC. A comunidade, que abrange uma área predominantemente residencial, conta com apenas uma escola de ensino básico pública e nenhuma área de lazer qualificada, apesar de ser uma das áreas mais populosas da cidade. Apresenta, ainda, uma das menores rendas per capita (abaixo de um salário mínimo), e apresenta um dos maiores índices de imigração do município, estimulado pelos períodos de alta temporada turística. A proposta é desenvolver uma escola pública que comporte atividades em período integral e que subsidie um tipo de ensino mais completo e abrangente, que incorpore o ensino formal e o complementar, que fomente a autonomia do aluno e sua formação cidadã, incluindo uma ampla gama de atividades, de cunho teórico e prático. São propostos ambientes de ensino motivadores, que valorizem o saber popular e a educação informal, aproximem a realidade política e social, e estimulem o ensino para além da instituição escolar formal, articulando a escola e a comunidade em que está inserida. Acesso aos livretos do trabalho: Livreto I - Educação, Política e Sociedade: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_1 Livreto II - Espaço e Pedagogia: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_2_62f5cf72b6a940 Livreto III - Cidade, Bairro e Escola: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_3_0c5b79fdbb5738 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.title A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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