Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula

DSpace Repository

A- A A+

Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula

Show full item record

Title: Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula
Author: Castro, Gabriela Fortunato
Abstract: A presente pesquisa intenta, a partir da empiria encontrada no Estágio Supervisionado em Ciências Sociais I e II, investigar a prática pedagógica observada, “os debates”. Realizou-se, a partir desta observação, uma pesquisa participante no campo de estágio permitindo que eu enquanto graduanda e estagiária em formação docente fosse “afetada”, investigando assim os “nós” suscitados pelos “debates”, atentando-se para a relação entre a escrita e oralidade na sala de aula. Em um segundo momento, procurei tecer relações entre tal prática pedagógica com as vozes estudantis, na compreensão e mapeamento de metodologias e práticas pedagógicas tal como a citada, desembocando em como esta pôde suscitar a elaboração da própria regência conseguinte, a fim de ressaltar sobre a necessidade de práticas pedagógicas que contemplem escuta, necessidades e desejos daqueles que são diretamente afetados nos processos de ensino-aprendizagem, os estudantes.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518
Date: 2019-07-15


Files in this item

Files Size Format View
TCC Gabriela Fortunato.pdf 1.267Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar