Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula

DSpace Repository

A- A A+

Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Elizabeth Farias da
dc.contributor.author Castro, Gabriela Fortunato
dc.date.accessioned 2019-09-11T20:41:20Z
dc.date.available 2019-09-11T20:41:20Z
dc.date.issued 2019-07-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200518
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa intenta, a partir da empiria encontrada no Estágio Supervisionado em Ciências Sociais I e II, investigar a prática pedagógica observada, “os debates”. Realizou-se, a partir desta observação, uma pesquisa participante no campo de estágio permitindo que eu enquanto graduanda e estagiária em formação docente fosse “afetada”, investigando assim os “nós” suscitados pelos “debates”, atentando-se para a relação entre a escrita e oralidade na sala de aula. Em um segundo momento, procurei tecer relações entre tal prática pedagógica com as vozes estudantis, na compreensão e mapeamento de metodologias e práticas pedagógicas tal como a citada, desembocando em como esta pôde suscitar a elaboração da própria regência conseguinte, a fim de ressaltar sobre a necessidade de práticas pedagógicas que contemplem escuta, necessidades e desejos daqueles que são diretamente afetados nos processos de ensino-aprendizagem, os estudantes. pt_BR
dc.format.extent 83 folhas pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Voz pt_BR
dc.title Da escrita e oralidade: reflexões sobre o conhecimento sociológico no ensino médio e a prática do debate em sala de aula pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC Gabriela Fortunato.pdf 1.267Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar