A OPORTUNIZAÇÃO DE ESPAÇOS FORMATIVOS EDUCACIONAIS COM COMPROMISSO SOCIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: INCLUSÃO E PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS

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A OPORTUNIZAÇÃO DE ESPAÇOS FORMATIVOS EDUCACIONAIS COM COMPROMISSO SOCIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: INCLUSÃO E PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS

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Title: A OPORTUNIZAÇÃO DE ESPAÇOS FORMATIVOS EDUCACIONAIS COM COMPROMISSO SOCIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: INCLUSÃO E PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS
Author: MARTINS, Claudete; GUEDES, Leilane Castro; BRIZOLLA, Francéli; MACHADO, Thainá Pedroso; GUEDES, Leilane Castro; POERSCH, Lauren Azevedo
Abstract: Fomentar o protagonismo e o lugar de fala de pessoas com deficiência, garantindo inclusão e acessibilidade a todos e todas, são ações que precisam ser fomentadas e estimuladas pela Universidade, em especial, nas ações extensionistas, cumprindo com o papel social que lhe é conferido. Portanto, este trabalho tem por objetivo divulgar uma das ações de extensão realizadas pelo Programa Tertúlias Inclusivas do Pampa, intitulada “Tertúlias Inclusivas no Pampa: discutindo a inclusão e a inovação educacional”, com a temática “Nada sobre nós sem nós”, a qual foi realizada no segundo semestre de 2018, na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Esta ação foi realizada com o protagonismo das pessoas com deficiência (PcD), atendendo ao movimento social “Nada sobre nós sem nós”, com uma proposta metodológica de formação continuada de profissionais da educação, inclusiva e dialógica e crítico-transformadora. Para tanto, adotou-se metodologia ativa, do tipo intervencionista, desenvolvida na concepção de Tertúlias, sendo esta “um coletivo de pessoas íntimas reunidas em prol de um mesmo objetivo”, com dinâmica de trabalho envolvendo Tertúlias, desenvolvidas por meio de Rodas de Formação, apresentações artísticas e culturais, protagonizadas por pessoas com deficiência. A partir desta ação, foi possível discutir políticas públicas de inclusão, garantir espaço de protagonismo das pessoas com deficiência e ampliar parcerias entre as partes interessadas – entes públicos e privados - em educação inclusiva, através de conhecimento e interação entre participantes, potencializando assim, a educação inclusiva na região do Pampa Gaúcho.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199422
Date: 2019-07-04


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