A OPORTUNIZAÇÃO DE ESPAÇOS FORMATIVOS EDUCACIONAIS COM COMPROMISSO SOCIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: INCLUSÃO E PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS

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A OPORTUNIZAÇÃO DE ESPAÇOS FORMATIVOS EDUCACIONAIS COM COMPROMISSO SOCIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: INCLUSÃO E PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS

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dc.contributor.author MARTINS, Claudete
dc.contributor.author GUEDES, Leilane Castro
dc.contributor.author BRIZOLLA, Francéli
dc.contributor.author MACHADO, Thainá Pedroso
dc.contributor.author GUEDES, Leilane Castro
dc.contributor.author POERSCH, Lauren Azevedo
dc.date.accessioned 2019-07-29T03:14:09Z
dc.date.available 2019-07-29T03:14:09Z
dc.date.issued 2019-07-04
dc.identifier.issn 1983-6554
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199422
dc.description.abstract Fomentar o protagonismo e o lugar de fala de pessoas com deficiência, garantindo inclusão e acessibilidade a todos e todas, são ações que precisam ser fomentadas e estimuladas pela Universidade, em especial, nas ações extensionistas, cumprindo com o papel social que lhe é conferido. Portanto, este trabalho tem por objetivo divulgar uma das ações de extensão realizadas pelo Programa Tertúlias Inclusivas do Pampa, intitulada “Tertúlias Inclusivas no Pampa: discutindo a inclusão e a inovação educacional”, com a temática “Nada sobre nós sem nós”, a qual foi realizada no segundo semestre de 2018, na Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Esta ação foi realizada com o protagonismo das pessoas com deficiência (PcD), atendendo ao movimento social “Nada sobre nós sem nós”, com uma proposta metodológica de formação continuada de profissionais da educação, inclusiva e dialógica e crítico-transformadora. Para tanto, adotou-se metodologia ativa, do tipo intervencionista, desenvolvida na concepção de Tertúlias, sendo esta “um coletivo de pessoas íntimas reunidas em prol de um mesmo objetivo”, com dinâmica de trabalho envolvendo Tertúlias, desenvolvidas por meio de Rodas de Formação, apresentações artísticas e culturais, protagonizadas por pessoas com deficiência. A partir desta ação, foi possível discutir políticas públicas de inclusão, garantir espaço de protagonismo das pessoas com deficiência e ampliar parcerias entre as partes interessadas – entes públicos e privados - em educação inclusiva, através de conhecimento e interação entre participantes, potencializando assim, a educação inclusiva na região do Pampa Gaúcho. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject tertúlias pedagógicas inclusivas pt_BR
dc.subject Nada Sobre Nós Sem Nós pt_BR
dc.subject formação de educadores pt_BR
dc.title A OPORTUNIZAÇÃO DE ESPAÇOS FORMATIVOS EDUCACIONAIS COM COMPROMISSO SOCIAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: INCLUSÃO E PROTAGONISMO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DE TERTÚLIAS PEDAGÓGICAS pt_BR
dc.type Article pt_BR


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