CLUBE DE CIÊNCIAS UNPESPAR: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM OUTROS SETORES DA SOCIEDADE
Show full item record
Title:
|
CLUBE DE CIÊNCIAS UNPESPAR: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM OUTROS SETORES DA SOCIEDADE |
Author:
|
ROMANELLO, Larissa; LIMA, Cassiano Vicente de; SANTOS, Emerson Ricardo dos; SANTOS, Jessica Maria Moura dos; GRYCZAK, Stephany Paula; KLOBUKOSKI, Vanessa
|
Abstract:
|
A educação em Ciências deve se apresentar de maneira indissociável das atividades
experimentais para propiciar o desenvolvimento de habilidades processuais ligadas ao
processo científico no ensino dinâmico de ciências. A prática experimental aliada ao ensino
de Ciências, contudo, apresenta-se como um contraponto na realidade de diversas escolas
brasileiras, devido a uma série de fatores, que envolvem limitações de infra-estrutura e
capacitação docente. Neste contexto os “Clubes de Ciências” surgem como importante
meio de integração, preenchendo lacunas no ensino formal e auxiliando no fortalecimento
do indivíduo como cidadão crítico. Além de aproximar os alunos dos cursos de licenciatura
dos alunos em idade escolar de modo a ampliar o entendimento e fundamentar os conceitos
e teorias aprendidas nas atividades de ensino e/ou pesquisa, consolidando e
complementando o aprendizado da sala de aula com a prática. Assim, o Clube de Ciências
UNESPAR teve como objetivo principal aproximar os alunos em idade escolar da
universidade, promovendo a inserção social e alfabetização científica, aproximando a
academia das comunidades adjacentes. Deste modo foram promovidos encontros semanais
com alunos do ensino fundamental II para a realização de experimentos simples com
materiais caseiros e de laboratório abordando temas do cotidiano e científicos atuais, como
microbiologia e saúde pública, DNA e biotecnologia, ecologia e conservação da natureza,
dentre outros. As expressões e reflexões desses alunos após a participação no projeto
refletem o desenvolvimento de habilidades relacionadas à aquisição de conhecimento,
colaboração, pensamento crítico, criatividade, protagonismo estudantil e encantamento
pela ciência. O presente relato de experiência reflete a importância de ações transformadoras que promovam a integração da universidade com outros setores da
sociedade. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199402
|
Date:
|
2019-07-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar