CLUBE DE CIÊNCIAS UNPESPAR: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM OUTROS SETORES DA SOCIEDADE
Show simple item record
dc.contributor.author |
ROMANELLO, Larissa |
|
dc.contributor.author |
LIMA, Cassiano Vicente de |
|
dc.contributor.author |
SANTOS, Emerson Ricardo dos |
|
dc.contributor.author |
SANTOS, Jessica Maria Moura dos |
|
dc.contributor.author |
GRYCZAK, Stephany Paula |
|
dc.contributor.author |
KLOBUKOSKI, Vanessa |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-29T00:51:01Z |
|
dc.date.available |
2019-07-29T00:51:01Z |
|
dc.date.issued |
2019-07-04 |
|
dc.identifier.issn |
1983-6554 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199402 |
|
dc.description.abstract |
A educação em Ciências deve se apresentar de maneira indissociável das atividades
experimentais para propiciar o desenvolvimento de habilidades processuais ligadas ao
processo científico no ensino dinâmico de ciências. A prática experimental aliada ao ensino
de Ciências, contudo, apresenta-se como um contraponto na realidade de diversas escolas
brasileiras, devido a uma série de fatores, que envolvem limitações de infra-estrutura e
capacitação docente. Neste contexto os “Clubes de Ciências” surgem como importante
meio de integração, preenchendo lacunas no ensino formal e auxiliando no fortalecimento
do indivíduo como cidadão crítico. Além de aproximar os alunos dos cursos de licenciatura
dos alunos em idade escolar de modo a ampliar o entendimento e fundamentar os conceitos
e teorias aprendidas nas atividades de ensino e/ou pesquisa, consolidando e
complementando o aprendizado da sala de aula com a prática. Assim, o Clube de Ciências
UNESPAR teve como objetivo principal aproximar os alunos em idade escolar da
universidade, promovendo a inserção social e alfabetização científica, aproximando a
academia das comunidades adjacentes. Deste modo foram promovidos encontros semanais
com alunos do ensino fundamental II para a realização de experimentos simples com
materiais caseiros e de laboratório abordando temas do cotidiano e científicos atuais, como
microbiologia e saúde pública, DNA e biotecnologia, ecologia e conservação da natureza,
dentre outros. As expressões e reflexões desses alunos após a participação no projeto
refletem o desenvolvimento de habilidades relacionadas à aquisição de conhecimento,
colaboração, pensamento crítico, criatividade, protagonismo estudantil e encantamento
pela ciência. O presente relato de experiência reflete a importância de ações transformadoras que promovam a integração da universidade com outros setores da
sociedade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Clube de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
alfabetização científica |
pt_BR |
dc.subject |
extensão universitária |
pt_BR |
dc.title |
CLUBE DE CIÊNCIAS UNPESPAR: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM OUTROS SETORES DA SOCIEDADE |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar