AUDIOVISUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
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Title:
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AUDIOVISUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO |
Author:
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STECZ, Solange Straube; SANTOS, Stefano Lopes dos; FELIPE, Tiago de Oliveira; OLIVEIRA, Rafael Soares; CUNHA, Hugo Henrique Leme da
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Abstract:
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A demanda por produções audiovisuais na escola é um fato, mas a formação dos
professores para a linguagem audiovisual ainda é insipiente. Embora cada vez mais
escolas exibam filmes e tenham salas de projeção, o conhecimento sobre cinema,
especialmente brasileiro, da maioria dos professores nas escolas públicas é mínimo.
Ampliar este conhecimento é o objetivo do projeto de extensão Cinema Educa -
Audiovisual e Educação Formação Continuada, selecionado pelo Programa Universidade
Sem Fronteiras e financiado com recursos do Fundo Paraná, que discutimos neste texto.
O projeto envolve cinco bolsistas, uma egressa e quatro graduandos de cinema e
audiovisual do Curso de Bacharelado em Cinema da Unespar/ Faculdade de Artes do
Paraná e visa visa trabalhar com professores e alunos de escolas da Rede Estadual de
Ensino, em parceria com a Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais/ DPTE da
Secretaria de Estado da Educação/SEED. A proposta é facilitar o encontro entre alunos
de cinema e a comunidade escolar, através da linguagem audiovisual que permite leituras
e significados múltiplos, ampliar as possibilidades de seu uso em atividades pedagógicas
ou lúdicas dentro da escola e reforçar as relações entre extensão e pesquisa. Consiste de
duas grandes linhas : realização de oficinas de prática e teoria audiovisual, e sessões
comentadas de filmes - Conversas sobre o cinema brasileiro. Trabalhamos a partir da
perspectiva do processo, da conectividade dialógica onde os referencias teóricos
subsidiam a prática extensionista que transforma os sujeitos que revisam as teorias
saindo transformados ao final do processo. Propomos um encontro com a arte, que é
mais uma iniciação do que uma aprendizagem, pois ao trabalhar com o audiovisual
partimos da premissa de que pode-se obrigar alguém a aprender, mas não se pode obrigá-
lo a ser tocado, que é o que buscamos com nosso trabalho. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199401
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Date:
|
2019-07-04 |
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